Barulhos de estalo podem vir da junta homocinética

“Ao perceber qualquer barulho no veículo, o motorista deve atentar-se e já procurar um profissional para detectar o problema. Sons diferentes não são normais, e podem causar muito prejuízo e dor de cabeça ao proprietário do veículo.

Quando houver estalos no volante ou no câmbio do veículo, o problema pode ser com a junta homocinética.

De acordo com o mecânico e empresário André dos Santos Campos, a junta homocinética faz parte da transmissão, sendo um de seus componentes. “Na realidade, existem duas juntas homocinéticas: a que é transmitida pelo câmbio e a das rodas”, informa ele.

A homocinética, portanto, é onde o carro dá o esterço, estando interligada no sistema de transmissão. “Sua função é dar tração e esterço ao carro, no volante e nas rodas. É ela que faz o carro funcionar”, explica o especialista.

André adverte que, se a junta homocinética quebrar, o carro não anda mais, porque não traciona. “Se ela quebrar do lado da roda ou do câmbio, o carro não anda, ele fica tentanto ‘andar’ em vão”, indica ele.

O que pode danificar a junta homocinética é se a coifa rasgar. “A junta homocinética tem essa ‘coifa’ que a mantém engraxado, tanto o câmbio quanto a roda; se essa coifa rasgar, entrar poeira ou vazar graxa, ela faz com que a homocinética se danifique mais rapidamente”, observa o profissional.

A manutenção da junta homocinética, portanto, deve ser feita mantendo a coifa em bom estado. “A vida útil da junta homocinética é difícil de ser especificada, porque se ela estiver sempre lubrificada e com a coifa em bom estado, dificilmente a junta homocinética pode dar algum problema.Logico que, com o tempo, ela pode ter algum desgaste menor”, afirma o Mecânico.

Os sintomas são fáceis de serem percebidos: tanto do câmbio ou da roda, o motorista vai perceber estalos vindos de um desses componentes. “Se o motorista esterçou para um lado, tracionou, e ouviu um estalo, pode ser que exista um trinco na gaiola, o que pode deixar o motorista na mão”, alerta André.
A única forma fazer a manutenção caso a homocinética estourar é fazer a troca da peça. “Se ela não estiver danificada, por exemplo, se rasgou somente a coifa, troca-se a última. A junta homocinética original para um carro popular custa, em média, R$ 170”, informa o especialista.

André dos Santos Campos Mecânico e Empresário Caster Auto Center Fone: (19) 3882-3629

André dos Santos Campos
Mecânico e Empresário
Caster Auto Center
Fone: (19) 3882-3629