Basquete de Cosmópolis ganha primeiro jogo nas finais da Liga Metropolitana de Basquete

O Blue Wings, time de basquete de Cosmópolis, ganhou o primeiro jogo nas finais da Liga Metropolitana de Basquete neste domingo (26) em Mogi Guaçu. A vitória de 65 contra 63 sobre o time de Mogi Guaçu representa um marco para a história do time, já que é a sua primeira participação em uma final desde a criação.
Uma vitória acirrada, contando com uma virada no placar durante a prorrogação. A disputa se estendeu até o último minuto, sendo que, faltando pouco menos de um minuto para o término, o time ainda estava quatro pontos atrás. Entretanto, a equipe conseguiu empatar e vencer na prorrogação.
Um dos fundadores da Associação Atlética Cosmópolis, Felipe Braga, conta que somente a participação na final já representa enormes ganhos para a Associação. “Estruturalmente, a chegada à final já nos trouxe uma série de benefícios, como, por exemplo, o reconhecimento. Muita gente que não conhecia a Associação passou a se interessar pela equipe. Já recebemos diversas mensagens de apoio e incentivo. Estando em evidência, conseguimos fechar patrocinadores para custeio das nossas camisetas de aquecimento”.
Felipe conta “que o título aumentaria ainda mais o apelo da Associação dentro de Cosmópolis, facilitando a busca de novos parceiros. Além disso, será um incentivo ainda maior para os jovens evoluírem e entrarem para a equipe adulta no futuro”.
A primeira vitória coloca pressão sobre o adversário, já que coloca o Blue Wings uma partida à frente na melhor de três.
Para o próximo jogo, o time já se prepara em melhorar alguns pontos. Felipe lembra que, no primeiro jogo, houve muito nervosismo e isso é um ponto que deverá ser melhorado. “Precisamos começar a partida concentrados, rodando a bola ofensivamente e sem exagerarmos nas jogadas individuais”. Além disso, a defesa também deverá ser reforçada.
Para Felipe, esse é o jogo mais importante da história da equipe, por isso, acredita que é normal que todos estejam apreensivos e ansiosos por domingo. Pensando no futuro, ele conta que o time ainda tem mais um amistoso da escolinha contra o Nosso Clube, no dia 20/12. Passando isso, as atividades serão encerradas e iniciam-se os planejamentos de 2018.

Quem são
No início, 2011, eram 20 atletas adultos que se reuniam para praticar basquete. Mas, hoje, já são 37 atletas adultos, 48 crianças abaixo dos 13 anos e 29 adolescentes de 13 a 19 anos que treinam ao menos cinco vezes na semana. Ou seja, em seis anos, a Associação saltou de 20 pessoas para quase 120.
A formação se deu em 2011, com o amor de Felipe e outros 19 jogadores de basquete. Assim que ele voltou para a cidade, decidiu reativar o time que existia na cidade tempos atrás. “Junto de alguns amigos, começamos a treinar no Ginásio Municipal aos sábados à noite”. Com o tempo, o grupo foi crescendo e, em outubro do mesmo ano, se formou a Associação Atlética de Cosmópolis.
No início, eles buscavam difundir a prática do basquete pelo município e, à medida que a Associação foi adquirindo mais praticantes, foi necessário iniciar também a busca por patrocínios.
Os anos foram se passando e as conquistas foram vindo, melhor infra-estrutura, consequentemente, melhores resultados em competições.
Em 2011, a equipe tinha direito a somente duas horas semanais de quadra. Já, hoje, os praticantes têm 16 horas de treino.
No passado, todos os materiais, bolas, coletes, uniformes e quadra, eram todos cedidos pela Prefeitura Municipal de Cosmópolis. Já, atualmente, a Associação possui todos os materiais.
Em termos de estrutura, Felipe destaca que a reforma da quadra do CAMP foi uma das maiores conquistas. “Nesse projeto, tivemos um apoio essencial do CAMP que, cordialmente, nos cedeu o espaço, e da RevestGroup, que realizou a reforma do piso, deixando o restante, como pintura das paredes, compra das tabelas, aros e redinhas, por conta da Associação”.