Ao comprar um carro, muitos amantes de som investem alto em equipamentos e aparelhos modernos e potentes. Porém, é preciso tomar alguns cuidados com a instalação desses itens, e também com a bateria de seu veículo.
O eletricista e empresário Jessé Nunes dos Santos explica que, ao instalar qualquer tipo de aparelho de som no veículo, deve-se levar em consideração a parte elétrica, ao não deixar a fiação desencapada e manter os fios bem soldados para que não danifiquem a instalação elétrica original do veículo. “Os equipamentos de som vêm pré-prontos de fábrica para serem instalados, como um ‘kit’. Para tanto, usamos alguns conectores para ficar o mais original possível, e a partir daí, é feita a instalação”, informa.
Contudo, dependendo da potência do aparelho de som, alguns fatores devem ser considerados. “Em primeiro lugar, temos o comum som ambiente, que é aquele que possui quatro alto-falantes de som nas extremidades do interior veículo. No caso deste aparelho, a bateria original do carro suporta tranquilamente. Existe o caso de o proprietário do veículo querer colocar um módulo, para aumentar a potência do som, e colocar caixas de som a mais. Aí sim ocorre uma grande sobrecarga da bateria”, esclarece o profissional.
Apesar disso, existem maneiras de colocar um som potente sem prejudicar a bateria do carro e ficar na mão na hora de dar a partida. “Quando o som é potente, temos que colocar uma bateria reserva, auxiliar, à parte daquela que já existe no veículo, que não comporta sozinha”, indica o especialista.
O especialista explica que, quando som é instalado com potência e módulo e não é colocada uma bateria auxiliar, ocorre a descarga da bateria original do carro, porque ela não vai suportar manter as funções básicas do carro e o som potente ao mesmo tempo. “O som pesado varia muito da potência e da qualidade. Aqui, fazemos um esquema diferenciado de instalação da bateria reserva: enquanto o som está parado, descarrega somente a bateria reserva; quando o motorista dá partida, uma carrega a outra e as duas ficam carregadas”, explica Jessé.
Uma bateria reserva, de acordo com o profissional, custa uns R$ 400. Já o kit de instalação do som ambiente costuma custar aproximadamente R$ 300. Porém, Jessé explica que não é possível estabelecer um valor para as caixas, potências e módulos, porque podem variar muito.