Bateria do veículo e seus cuidados

O que posso fazer para preservar a bateria do meu veículo?

Para falarmos sobre a Bateria, precisamos conhecer sua estrutura. As baterias convencionais são formadas por placas de chumbo e solução de ácido sulfúrico, que ficam alojadas dentro de uma caixa plástica. Com a evolução dos veículos, existem novas baterias no mercado, como, por exemplo, as baterias EFB e AGM. Sua tecnologia é projetada para aumentar a segurança e a vida útil dos veículos com a tecnologia Start Stop.
Bateria é uma fonte acumulativa de energia, que é fornecida por um gerador, chamado alternador. O alternador é o responsável, por fornecer a corrente necessária aos acessórios elétricos e manter a carga da bateria adequada. Quando ele não funciona bem, o sistema eletrônico do veículo utiliza mais energia que o normal da bateria, reduzindo a sua vida útil, por isso, é fundamental, para ter uma boa durabilidade da bateria, que o alternador funcione corretamente. Recomendamos fazer verificação periódica das condições de funcionamento do alternador e do desgaste da bateria a cada 6 meses com um profissional capacitado.
Os maiores consumidores de energia da bateria, quando o veículo está desligado, são os acessórios eletrônicos. Como exemplo, estão o rádio, o alarme, os rastreadores e outros componentes da eletrônica do veículo que necessitam de energia da bateria para manter a memória do componente ativo.
Outra dica importante é antes de instalar qualquer acessório, como um som mais potente, é preciso verificar a capacidade máxima da bateria e do alternador.
Um problema bem comum é deixar o veículo sem uso por muito tempo também consome energia da bateria. Nesse caso, se o veículo ficar parado por mais de 10 dias, em veículos mais antigos, há a possibilidade de desligar terminal negativo da bateria, evitando que ela descarregue, afim de não comprometer sua vida util. Mas, em veículos mais modernos, não é recomendado desligar a bateria, pois, existem muitos componentes no veículo que requerem programação e ou configuração e, ao desligar a bateria, o veículo perde todos os parâmetros de referência. Por isso, antes de desligar a bateria, leia o manual do veículo ou se informe com seu mecânico de confiança.
Para dar vida extra para a bateria, recomenda-se, ao dar a partida no veículo, desligar alguns componentes que possam estar ligados, como, por exemplo: rádio, farol e ar condicionado etc.., para que não haja um consumo excessivo de energia da bateria durante a partida.
O prazo médio de duração das baterias é de 2 a 3 anos. Mas, muitas baterias podem durar 4 ou 5 anos sem problemas. Tudo depende dos cuidados que se toma e da quantidade de equipamentos que ela tem que acionar e da sua própria qualidade. Por isso que, ao se comprar uma bateria, é bom buscar sempre informação com um profissional qualificado, pois, a compra de uma bateria não depende somente do preço, mas também de outras informações, como, por exemplo, a amperagem, a corrente de partida e o modelo da caixa da bateria. No mercado, encontramos diversas marcas, com preços variados e com prazo de garantia, entre 12 meses e 24 meses.
Para finalizar, um último comentário. Quanto mais o carro anda, mais a bateria dura, porém, se a bateria ficar imóvel por um longo período de tempo, ocorre o processo químico conhecido como sulfatação das placas positivas de uma bateria que diminui a vida útil da peça.

Adriel Azevedo
Auto Center Azevedos Car
Eletrônica e Mecânica de veículos nacionais e importados, leves e pick-ups