Bênção ou maldição?

O livre arbítrio é a filosofia do reino de Deus, porque Deus é amor, e amor tem que ver com liberdade. No grande conflito entre o bem e o mal, Deus respeita a liberdade de escolha que deu aos Seus filhos. O povo de Israel estava peregrinando pelo deserto, rumo à Terra Prometida. Preparando o povo para viver feliz em seu novo lar, Deus deu diversas regras e leis.
Deus, então, resumiu todas as leis que havia instruído ao povo, dizendo – “Coloco diante de vocês a vida e a morte, a benção e a maldição…”Aquele era um conselho, mas a decisão seria de cada um. As bênçãos eram condicionais; “Se obedecerem aos Meus estatutos”. O caminho da maldição é natural, porque a “Inclinação da carne é inimizade contra Deus…” Rom.8:7
O homem não precisa fazer força alguma para ser amaldiçoado. O caminho da bênção exige muita busca, muita luta! Cada pessoa do povo de Deus deveria decidir; sacrificar um cordeiro no Monte Gerizim, ao Senhor ou sacrificar em Ebal, aos ídolos. A mesma situação se apresenta diante de cada pessoa hoje; Oferecer a nossa vida para servir ao Senhor, ou aos deuses deste século. Vamos compreender na prática, o que é escolher BÊNÇÃO ou MALDIÇÃO:

SETE OBSTÁCULOS ÀS BÊNÇÃOS DIVINAS
1º. ESPÍRITO DE EXALTAÇÃO PRÓPRIA – Atitude de Satanás – “Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono… Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.” Isaías 14:13,14. Desejava se engrandecer. A criatura queria ser maior que o seu Criador. O Espírito de Cristo – “Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate de muitos” Marcos 10:45 – Humilhou-Se à morte de cruz
2º. ESPÍRITO DE MUNDANISMO – “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.” I João 2:15
3º. ESPÍRITO DE NEGLIGÊNCIA – “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca”. Mateus 26:41. O homem não pode depender de si mesmo, mas de Deus.
4º. ESPÍRITO DE CRÍTICA – “Em muitos de nossos lares é manifestado um espírito severo, combativo. Palavras de crítica e ações indelicadas são desagradáveis a Deus. Ordens ditatoriais e maneiras arrogantes, autoritárias, não agradam ao Céu. Não deve ser pronunciada nenhuma palavra áspera, crítica, rude ou severa”. Ellen White
5º. ESPÍRITO DE MURMURAÇÃO – “Então o SENHOR disse a Moisés: Torna a pôr a vara de Arão perante o testemunho, para que se guarde por sinal para os filhos rebeldes; assim farás acabar as suas murmurações contra mim, e não morrerão.” Números 17:10. Deus não tolerou a murmuração do povo no deserto. A caminhada do Egito até a Terra prometida deveria durar 3 anos, mas pela grande ingratidão e murmuração do povo, Deus ordenou a Moisés que voltasse para o deserto, e ficariam caminhando em círculos, até que todos os murmuradores morressem. Por isso, o povo ficou 40 anos no deserto. A Crítica é desprezo e maus tratos a outros, mas a murmuração é ingratidão e blasfêmia a Deus.
6º. ESPÍRITO DE REBELDIA – “Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.” I Samuel 15:22. Deus considera a desobediência como rebeldia.
7º. ESPÍRITO DE COBIÇA – “Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo” – Êxodo 20:17. Uma coisa é o homem ter metas a alcançar, mas é destruidor o espírito de cobiça! O materialismo moderno tem levado a muitos numa ambição desenfreada em busca do conforto e vaidades, e por isso não tem tempo para si mesmo, não tem tempo para a família, não tem tempo para Deus!
A bênção que Deus deseja dar à sua vida, à sua família e aos seus negócios são condicionais. Proponha-se em tirar de seu caminho todos os obstáculos que estejam impedindo as bênções de Deus, então, você terá paz e será feliz.