Benedito Olegario de Almeida é um exemplo de vida e de força em Cosmópolis. Aos 96 anos de idade, esbanja boa memória, é um senhor ativo e conta com simpatia por tantas coisas que já vivenciou no decorrer de sua jornada.
Nascido em Cosmópolis, ele relembra. “Nasci no chamado Bairrinho, e a cidade de Cosmópolis nem era Cosmópolis ainda, se chamava Fazenda Funil. Infelizmente, as coisas mudaram muito, mas, tenho muitas saudades da ‘joia’ que essa cidade era, a menina dos olhos realmente. Hoje, mal conheço por onde ando, mas, me lembro quando, por aqui, todo mundo conhecia todo mundo, quando era fazenda, depois se tornou vila e, logo após, cidade!”.
Pai de quatro filhos, ele relembra que sua trajetória não foi fácil. “Pensei, muitas vezes, que nasci para sofrer, passei por problemas de saúde, tive um primeiro casamento muito conturbado e, hoje, vivo só em minha casa. Meus filhos moram em outra cidade e, mesmo assim, costumo pensar que tenho Deus a me proteger e uma amiga, a qual tenho como ajudante, que prepara minha comida e deixa minha casa arrumadinha para mim!”.
Benedito conta, ainda, que no registro oficial completou 96 anos de idade no último sábado, 01 de outubro. Contudo, tem convicção de já ter 97 anos. “Naquela época, os pais demoravam bastante para registrar. Era longe, os horários não eram compatíveis com os da roça e, por esse motivo, demoraram a me registrar quase um ano. Apesar de na documentação constar 96 anos, tenho 97 já e, graças a Deus, sou muito lúcido!”.
Considerações Finais
“Se Deus é por nós, quem será contra nós?”