Benefícios que a dança proporciona

Ao iniciar a prática em qualquer modalidade de dança com frequência, logo as mudanças são visíveis

Pedro Otavio Hein
Profissional de Educação Física
Academia Triax
Insta: pedrootavio.hein

Quem nunca colocou uma música e, no mesmo momento, deu aquela vontade de começar a se mexer e sair dançando, sem regras, sem coreografia, sem vergonha… Este é, com certeza, um dos vários benefícios que a dança proporciona, aquele sentimento de liberdade, de leveza…
Se você procurar no dicionário o significado de Dança, vai aparecer o seguinte: “ Dan•ça: s.f. 1- Arte e/ou técnica de dançar, conforme determinadas modalidades ou padrões culturais específicos. 2- Sequência de passos e movimentos corporais ritmados, geralmente ao som de música. 3- Estilo ou modo específico de se dançar. 4- Reunião de pessoas cuja finalidade principal é a dança; baile”. Além dessas definições, sabemos que vai muito além de palavras. O ato “dançar” traz um turbilhão de sentimentos e sensações, sua origem vem desde o primórdio da humanidade.
Na pré-história, a dança era usada em rituais, chegadas de novas estações, início de caçadas. Na Grécia antiga, a dança tinha um costume sagrado, sendo usada na forma de honrar os deuses. Por volta do século XVI, na época do Renascimento, a dança se torna mais parecida do que é hoje, ela ganha um status de “arte”, no qual pessoas começam a estudá-las com protocolos e professores especializados. Já na década de 80/90, com o surgimento das grandes academias, a dança fitness se torna uma febre, adicionando mais um estilo no imenso leque de opções.

Estilos
– Clássico: Mais conhecido como Ballet clássico, esse estilo de dança é marcado pela destreza e técnica perfeita, praticado tanto por bailarinos profissionais como amadores.
– Jazz: Mais utilizado no teatro musical, com movimentos mais soltos e músicas popularizadas.
– Contemporânea: é o seguimento da dança moderna, com origem na dramaturgia, com movimentos que fogem do comum, aumentando a consciência corporal
– Reggaeton: uma mistura de elementos europeus, caribenhos e latinos.
– Fitness: utilizada nas academias, com movimentos descontraídos e focados no emagrecimento. Neste estilo, engloba a maioria dos ritmos, desde a salsa, rock até o funk e pop.
Dentre todos os estilos de dança, um ponto sempre é comum: a liberdade de expressão.

Benefícios
– Melhora na coordenação motora;
– Melhora na postura e flexibilidade;
– Reduz stress;
– Perda de peso;
– Auxilia no combate à depressão;
– Bem-estar.
No momento em que se pratica qualquer atividade física, há uma explosão de hormônios sendo liberados, e é com eles que sentimos todos esses benefícios. Como, por exemplo, a endorfina, que produz uma sensação de prazer e bem-estar; ou o cortisol, que atua sobre a imunidade, reduz inflamações e controla a tensão.
Conhecer um pouco mais sobre algo que já faz parte da rotina de quase todo mundo é importante, principalmente, se ajuda a entender melhor o corpo e seu funcionamento, contribuindo para uma melhor performance de vida.