Biblioteca é inaugurada com acervo de quase 10 mil livros literários e didáticos

Miriam Todero é uma das principais envolvidas no Projeto que reabilitou a Biblioteca Municipal

Para cadastros, são necessários RG e comprovante de endereço

Após um fatídico incêndio que assolou a Biblioteca Municipal de Cosmópolis em dezembro de 2016, na Rua Antonio Carlos Nogueira, a população sentiu muito a perda de um acervo físico literário extenso da cidade de Cosmópolis. Desde então, a nova Biblioteca precisou se adaptar e ganhar nova forma aos poucos e com a ajuda de doações.
Desde o ano de 2018, há dois anos, Miriam Todero, atual coordenadora da Biblioteca Municipal, funcionando atualmente na Secretaria de Cultura, passou a se dedicar para que um novo acervo pudesse atender os cosmopolenses. “A população se uniu e ajudou com muitas doações, porém, vieram livros de literatura e muitos didáticos. Ou seja, um acervo grande, porém, raramente procuram-se, atualmente, livros didáticos para pesquisa com a acessibilidade da internet. Por isso, nossa carência ainda era sobre os livros de literatura”, comenta Miriam.

Adaptação
Apesar do espaço pequeno, “a Prefeitura investiu em estantes para a organização dos livros e a viabilização da nova Biblioteca. Também foi adquirido um computador”, conta.

Doações
“Através da pessoa de Kiko Pissolato e seu contato com uma associação de São Paulo, conseguimos uma doação de mil livros. Livros de literatura novos, diretamente da Livraria Cultura para a Nova Biblioteca de Cosmópolis. Algumas livrarias também nos doaram alguns exemplares”, pontua Miriam.

Secretaria de Economia Criativa – PROAC ICMS 2018
Miriam procurou todas as formas de reabilitar a Biblioteca Municipal e buscou ajuda por todo esse tempo. A coordenadora conseguiu, então, o apoio do PROAC ICMS 2018 – uma modalidade do programa de fomento paulista que funciona por meio de patrocínios incentivados e renúncia fiscal. Para ter acesso aos recursos disponíveis, os artistas, grupos ou produtores devem submeter seus projetos à análise de uma comissão especializada, que avalia requisitos como relevância artística e adequação da proposta orçamentária.
Com o projeto aprovado, o proponente pode solicitar patrocínio a empresas sediadas em São Paulo. Estas, por sua vez, recebem descontos no imposto devido, como forma de estímulo ao patrocínio. Qualquer empresa pode ser patrocinadora via ProAC ICMS, bastando ser contribuinte deste imposto e estar em dia com suas obrigações fiscais. No caso de Cosmópolis, as empresas Ester AgroIdustrial, Fernandes Têxtil, CMS Produtos Analíticos e Globe Química são as patrocinadoras.

Proposta Aprovada
“Inicialmente a proposta era de R$ 104 mil, porém, não conseguimos captar todo esse recurso, então, foram captados R$ 98 mil e investidos em de mais livros, um novo computador com maior potencial, uma impressora melhor e a aquisição de mil e oitocentos livros, aproximadamente. Além disso, compramos duas estantes para livros infantis”, confirma Miriam.

Projetos Futuros
“Ainda estamos em um espaço improvisado, temos uma proposta de mudança para a escola Cecília Meireles, contudo, ainda sem prazo determinado”, finaliza a profissional.

O que é necessário?
Atualmente, não existe mais a carteirinha física. O cadastro é totalmente virtual e, para empréstimo de livros, são necessários RG e comprovante de endereço. É realizado um recibo com o lançamento do livro e está feito! São três livros por vez para cada usuário com prazo de 15 dias, podendo ser prorrogado.

Funcionamento
A Nova Biblioteca, que ainda recebe doações, funciona de segunda à sexta-feira, das 08h às 16h, sem interrupção para almoço, na Rua Santa Gertrudes, 254 – Sericicultura – Cosmópolis (segundo piso da Secretaria de Cultura). Os livros estão separados por classificação e assunto: juvenis, norte-americana, inglesa, entre outros. O acervo todo se aproxima da marca de dez mil livros entre os adquiridos e recebimentos de doações.