Com uma medalha de prata e outra de ouro durante a preparação, os cosmopolenses se credenciam como um dos favoritos para as competições anuais
Entre os meses de janeiro e março, a equipe de basquete Cosmópolis Blue Wings disputou duas copas: a Copa das Flores (realizada em Holambra) e a Copa Regional da ARB (Associação Regional de Basquete).
O bom desempenho em ambas as competições mostrou que os Blue Wings (BW) estão preparados para enfrentar 2024 com determinação. Na Copa das Flores, com uma campanha de 5 vitórias e 1 derrota, garantiram a segunda posição na fase de grupos e uma vaga na semifinal, onde enfrentaram o Santa Sofia. Com uma vitória convincente por 80 a 65, os cosmopolenses avançaram para a final contra o fortíssimo Holambra Black Horses. Em uma partida emocionante e acirrada, o título veio nos dois lances livres finais do MVP das Finais, Thiago Forster.
Já na Copa ARB, o desempenho também foi notável. Na primeira fase, os BW conquistaram 3 vitórias e 1 derrota, garantindo o primeiro lugar. Nas semifinais, venceram de forma contundente a equipe de Atibaia (95 x 78). Jogando no CAMP (casa dos Blue Wings) desde 2015 e com uma boa presença de público, os BW enfrentaram o The River / XV Piracicaba. A partida começou equilibrada, mas a partir do terceiro quarto, os piracicabanos se impuseram e abriram boa vantagem. Apesar dos esforços dos BW, não foi o suficiente para uma virada, e a partida terminou 67 a 84 para o adversário.
Com uma medalha de prata e outra de ouro durante a preparação, os cosmopolenses se credenciam como um dos favoritos para as duas competições anuais: o Campeonato Adulto da ARB e o Campeonato da LMB (Liga Metropolitana de Basquete). Ambas as competições se iniciam em abril e têm previsão de término em novembro.
Os objetivos para ambas as competições já foram definidos. Para ambos, a meta será superar as campanhas do ano passado. Dessa forma, os BW buscarão chegar à sua primeira final da história na Série Ouro da LMB e ficar entre os quatro primeiros para se classificarem para os playoffs da Série Ouro da ARB. Com base no desempenho nas copas, as expectativas são boas.
Os BW contam com o apoio da Prefeitura Municipal e dos parceiros: Kumon Cosmópolis, Nonno Vitorio, Avenida Espetinho, Studio Core, Ponto do Café, World Fish e NovaZip Contábil.
Categoria de base, feminino e master com a agenda cheia
Os Blue Wings também possuem uma forte categoria de base. Os garotos do sub11, sub12, sub14, sub16 e sub18 disputarão os respectivos campeonatos da LMB, enquanto o Sub21 disputará o campeonato da ARB.
São mais de 100 jovens atletas participando da categoria de base, incluindo meninas e meninos até o sub14, seguidos pelas equipes masculinas nas categorias acima. Neste ano, os professores Yuri Avansini e Pedro Bogado foram contratados para treinarem a base, com João Paulo Nakayama atuando como coordenador técnico do projeto.
Em 2024, os Blue Wings contarão também com mais duas novidades: a equipe masculina acima de 32 anos (BW 32+) e o time feminino. Os veteranos ou “master” são compostos por pessoas que fundaram a Associação Atlética Cosmópolis (AAC), entidade que coordena o Blue Wings, e plantaram a semente das árvores que hoje dão muitos frutos. Mais do que ganhar ou perder, trazer de volta ou reativar o grupo é valorizar a história do basquete em Cosmópolis.
O time feminino é outra categoria que veio para agregar, contando com meninas de diferentes idades. Os treinos, realizados às terças e quintas das 19h às 20h, têm atraído um número cada vez maior de atletas. Pensando nisso, foi anunciado nesta semana o novo treinador da equipe, Ruan Santos, que além de ser um grande apoiador do projeto, também atua como armador da categoria Sub21 e Adulto. A expectativa para o feminino em 2024 é disputar amistosos e jogos treinos para que em 2025 entrem nos campeonatos.