Bom conselho

‘‘Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores...’’ Salmos 1:1

O salmo 1 é um compêndio de bons conselhos. Alguns afirmam ser de autoria de Davi, alguns acham que o autor poderia ser outra pessoa, mas o que importa é que se trata de uma espécie de resumo de todo conteúdo dos Salmos, ele traça o contraste entre o justo e o ímpio, entre aquele que conhece a lei de Deus e aquele que a ignora. Esse salmo é um salmo para todas as idades.
Eu, por exemplo, me lembro, na adolescência e juventude, por várias vezes, haver sido advertido à luz desse salmo a: fugir dos maus conselhos, cuidar das minhas amizades, ficar firme com Cristo, reconhecer que o “mundo” é perigoso.
Você deve concordar comigo que são bons conselhos. Você daria um conselho desses ao seu filho ou filha? Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. (zombador, malicioso, pessoa sem respeito, o popular fofoqueiro). Não se junte a essa gente, a esse tipo de pessoa que despreza a sabedoria, que não aceita conselhos. Podemos deduzir que os que assim fazem têm grande chance de serem infelizes.
Somos tão fortemente bombardeados por opiniões e práticas de pessoas reconhecidamente debochadas que devemos cuidar para não nos deixar ser influenciados em questões importantes, como casamento, família, namoro, vida financeira, entre outros. O mundo e seu sistema representam uma atmosfera nociva que tende a minar nossa vitalidade espiritual. Se você se acostumar viver nessa atmosfera, flertando com sua conduta, não será surpresa se você cair.
Por isso, a advertência é: Fuja! Evite as más companhias, evite as influências e os prazeres da carne, leituras e filmes de conteúdo comprometedor, redes sociais sem critério, conversas sem filtro. Há um ditado conhecido: “diga-me com quem tu andas e te direi quem és” e outro: “diga-me quem são seus amigos e direi seu futuro”. Aqueles que conhecem a Lei do Senhor e se deleitam nela, tornam-se justos por ela. Passam a ser pessoas abençoadas, felizes, bem aventuradas.
É importante identificarmos onde está a fonte do nosso prazer. Na casa de Deus, na Sua presença, na companhia de pessoas piedosas e espirituais, falando sobre o reino de Deus e Sua palavra ou não? Se o Cristianismo for uma obrigação, se o culto a Deus for algo que fazemos forçadamente, se estamos aqui por algum impulso alheio e não por nosso próprio desejo, é porque não estamos amando suficientemente a lei do Senhor.
Nas questões espirituais não é possível estar meio dentro e meio fora, não existe porta dos fundos na vida espiritual. Se a vontade de Deus é a nossa vontade, o resultado é vitalidade e produtividade. Aqueles que vivem pelos conselhos de Deus são como árvores plantadas junto aos ribeiros de água. Árvore representa estabilidade, firmeza e produtividade. Plantada junto a ribeiros significa ter fonte de nutrição. Não murcha, não desfalece, sempre está produzindo porque tem de onde tirar forças. Não se afaste de Deus nem dos conselhos da Sua Palavra!

Edwil Vagner Borçatto – Pr. Local da Igreja Cristã da Trindade