Botox sem formol é a novidade dos salões

Quando o assunto é beleza, as brasileiras são as maiores consumidoras de produtos relativos a este mercado no mundo. Por isso, não é de se espantar que haja tanta oferta de tratamentos estéticos em território nacional. Métodos para tratar os cabelos são os mais procurados em salões de beleza, sendo um dos mais populares o botox capilar.
Ainda que leve o nome comercial da toxina botulínica, usada para melhoria da aparência de rugas e marcas de expressão em clínicas de estética, o tratamento não leva a substância.
Confira mais detalhes e quais precauções tomar antes de usar o produto.

O que é?
Botox capilar é o nome de um tratamento intensivo de hidratação que promete melhorar o aspecto dos fios, amenizando o frizz e as pontas duplas.

Para que serve
O botox capilar sela as escamas dos fios, devolve a umidade natural das mechas e as matérias que são perdidas ao longo do tempo, como a queratina – importante proteína presente na fibra capilar.
Como resultado, o cabelo fica com menos frizz, menos volume e mais brilho. Além disso, o botox ainda é considerado menos agressivo do que outros tratamentos capilares.

Alisa o cabelo?
O método não chega a alisar o cabelo, mas é capaz de reduzir o volume e promover brilho.
Por isso, se o serviço for oferecido com a promessa de alisamento total dos fios, desconfie. Isso porque essa não é a proposta original do botox capilar.

Dura quanto tempo?
Ainda que seja um procedimento brando, o botox capilar pode garantir cabelos brilhantes e saudáveis por até 2 meses.
Vale lembrar que alguns cuidados específicos ajudam a prolongar sua ação, como lavar o cabelo em dias alternados, usar água fria ou morna e evitar exposição solar intensa.

Faz mal?
O botox capilar originalmente não tem efeitos colaterais ou riscos para quem quer que seja devido a sua premissa de não usar substâncias químicas nocivas.
Assim, é um tratamento que pode ser feito em qualquer tipo de cabelo e, inclusive, em fios deteriorados por processos químicos.
Contudo, é preciso avaliar o tipo de produto que será usado, já que alguns agregam substâncias agressivas e prejudiciais à saúde, como o formol.

Diego Rogério Tetzner
Cabeleireiro e Maquiador, especializado em Penteados e Noivas
Studio Diego Tetzner
Rua Ataliba de Carvalho, 815, Bela Vista 1
Contato: 3800 4644
19 98114 0353

Tem formol?
O botox capilar original não tem formol, porém, há produtos no mercado que contêm a substância, cujo contato pode gerar dores de cabeça, falta de ar, irritação das mucosas e náuseas.
Geralmente, a presença deste químico está vinculada a promessas de alisamento intenso e sua aplicação envolve o uso de chapinha.

Qual marca escolher?
As melhores marcas de botox capilar são as que seguem as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que alerta que a aplicação associada ao uso de chapinha indica que o produto tem de ser aquecido para liberar formol e, portanto, é irregular.
Ainda vale analisar a confiança no cabeleireiro, a marca utilizada para o procedimento e os ingredientes contidos na formulação.

Benefícios
– Sem formol e derivados.
– Pode ser usado todos os meses.
– Recuperação imediata e redução de volume.

Princípios ativos:
Bio Lacase®: extraído do cogumelo Tramete Versicolor, promove o realinhamento da fibra de forma natural, sem agredir os fios.
Queratina hidrolisada: aumenta a força tensora, previne pontas duplas e auxilia a regeneração dos cabelos danificados.

21 aminoácidos essenciais: promovem a elasticidade dos fios e proporcionam brilho e maciez.

Proteína da seda: filme protetor das cutículas, responsável pela nutrição e hidratação. Aumenta a resistência e a elasticidade dos fios e reconstitui o brilho natural.

7 óleos essenciais: argan, ojon, monoi, buriti, mirra, câlamo e macadâmia – ricos em ômega 6 e 9, promovem hidratação intensa, possuem propriedades antirressecamento e melhoram a flexibilidade dos cabelos, aumentando a resistência a ações químicas e físicas.

Silicones nobres: protetores térmicos, ativadores de brilho. Desembaraçam e proporcionam toque aveludado aos cabelos.

Vitaminas E e C: antioxidantes naturais e protetores do DNA capilar e da cor dos cabelos. Revitalizantes naturais, protegem contra os raios UV.

Pró-vitamina B5 e B6: hidratam, condicionam os fios e evitam a formação de pontas duplas.