Brasil acompanha mais de 200 pesquisas em desenvolvimento

Ministério da Saúde tem interesse em adquirir qualquer vacina com comprovada eficácia

Em coletiva de imprensa, o Ministério da Saúde fez a atualização do cenário da Covid-19 no Brasil. A pasta vem promovendo ações para ampliar a detecção da doença, com protocolos para diagnóstico clínico e por exames de imagem, além da ampliação da capacidade laboratorial. Com isso, mais pessoas são diagnosticadas precocemente.
Durante a coletiva, o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, ressaltou as medidas de prevenção, como o uso de máscaras, álcool em gel 70%, além do distanciamento para evitar a proliferação da doença. “Essas medidas contribuem para o controle da pandemia no Brasil”, avaliou o secretário.
Medeiros alertou que ao surgimento de qualquer sintoma, as pessoas procurem um médico. “A atenção, o diagnóstico e a conduta precoce vão contribuir para que tenhamos menos hospitalizações, menos casos e menos óbitos por Covid”, lembrou Arnaldo Medeiros.
Até 15 de agosto, 13,2 milhões de pessoas se recuperaram da Covid-19 no mundo. O Brasil foi o país com o maior número de recuperados (2.404.272), seguido da Índia (1.862.258) e Estados Unidos (1.818.527).
Segundo o secretário, o número de curados se deve principalmente ao trabalho realizado pelos profissionais de saúde que atuam na ponta, no Sistema Único de Saúde (SUS). “O Brasil é o país com maior número de recuperados no mundo”, lembrou. “A cada semana, reforçamos e reconhecemos o papel dos profissionais de saúde. O número reflete o esforço do SUS e dos profissionais que estão na linha de frente trabalhando diuturnamente para garantir vida aos pacientes com Covid-19”, completou.

Vacinas
O Ministério da Saúde segue em busca das estratégias mais eficazes de combate à Covid-19. O caminho mais promissor, nesse sentido, é a incorporação de tecnologia para produção de vacina capaz de imunizar a população. Atualmente, o governo brasileiro acompanha mais de 200 pesquisas para o desenvolvimento de vacinas e o Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), estuda estratégia de vacinação assim que o país tiver acesso à vacina com eficácia comprovada.
De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto, o Ministério da Saúde tem interesse em adquirir qualquer vacina com comprovada eficácia e imunogenecidade para garantir o que há de melhor para a população.

Por Ministério da Saúde