Brasília faz 45 anos com 373 exemplares em Cosmópolis

Ao longo das décadas de 1970 e 1980, as Brasílias fizeram um enorme sucesso nas ruas Cosmopolenses, e, até hoje, vários apaixonados a guardam como relíquia. E neste ano, a Brasília está completando 45 anos. Atualmente, 373 modelos estão andando pelas ruas de Cosmópolis registrados, de acordo com os dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP).
O Mecânico Valdinei Antônio Ramos, do Centro Automotivo VAR, conta sobre a brilhante história da Brasília. “A Brasília foi lançada exatamente em 1973, pela Volkswagen, com o nome da nossa capital brasileira, por homenagem. Com um motor a ar, que na época era o auge, ela era um dos melhores carros que existiam e prevaleceu por mais de 25 anos no mercado.
A Brasília foi um dos primeiros modelos da Volkswagen a ser projetado e produzido fora da matriz alemã. O modelo custava pouco mais que o Fusca. Hoje, há muitos colecionadores do veículo, inclusive, em Cosmópolis. A Brasília agora é mais usada para passeios”, explica Valdinei
O mecânico também explica os motivos pelos quais a Brasília foi um grande destaque. “Na época de ouro, a Brasília era excelente! Usava-se para tudo, trabalhos, viagens, assim comocomo usamos um carro comum nos dias de hoje. Todos pensam: ‘Nossa, mas dava para viajar com uma Brasília?’ Sim! Na época, era o que tínhamos, era forte e compensava muito. Esse carro é muito econômico, por isso, muitos que ainda a possuem, optam por usá-la e não guardá-la, pelo simples fato dela ser extremamente econômica. Outro grande destaque era seu grande espaço interno.
Infelizmente, após um tempo de fabricação, ela teve que ser abolida, pois, não dava para implementar um airbag por exemplo. O mesmo aconteceu com a Kombi. Mas, isso não tira o fato da Brasília ter feito história, mas, infelizmente, ela não acompanhou a tecnologia”, finaliza o mecânico.
Os mecânicos, Jair de Freitas, de 64 anos, e Adriano Luiz Dal Boni, de 44 anos, são grandes apaixonados pela Brasília, mesmo contando que ela foi adquirida por um motivo triste. “Havia um cliente nosso que sempre trazia a Brasília para a oficina e, para nós, ela já era um xodó. Um dia, ele faleceu e a esposa, como já sabia que cuidávamos bem do carro, ofereceu o carro para nós. Já faz 17 anos. Ela é de uso interno da nossa oficina, como, por exemplo, para buscarmos um carro, fazer um socorro etc. Somos apaixonados por ela”, comentam.
Os dois contam que a Brasília está totalmente original e é prória do ano de lançamento. “A pintura, motor, vidros, bancos, nós nunca trocamos nada! Ela está totalmente original, e queremos que continue assim, o dono dela a adquiriu em 1973. Ela funciona certinho e é super econômica”, finalizam.

Valdinei Ramos
Técnico-mecânico – Centro Automotivo V.A.R
Fone: (19) 3882-1120 e 3812-1288