Bruxismo leva ao desgaste dental e quebra de próteses

O bruxismo, também conhecido como ranger dos dentes, é um distúrbio funcional do sistema mastigatório, que envolve estruturas como músculos, dentes, articulações e ossos.
“Involuntariamente e, às vezes, ocasionado pelo estresse e ansiedade, a musculatura do rosto fica tensionada, causando pressão entre os dentes; no bruxismo, os músculos da face, responsáveis pela abertura e fechamento da boca, continuam em movimento fora da mastigação e com alta intensidade, fazendo com que haja desgaste dos dentes e também dores de cabeça laterais, dores na musculatura da face, dores de ouvido”, explica a dentista Ana Reato.
Além disso, uma das causas do bruxismo relaciona-se a restaurações com contato direto na mastigação e ao posicionamento errado dos dentes e próteses.

Impactos
Segundo a especialista, os maiores impactos que o bruxismo causa são o desgaste dos dentes, quebra de próteses e restaurações em resina e as retrações bucais (quando a gengiva sofre a agressão da pressão entre os dentes e ela muda de posição, fazendo com que a raiz fique exposta, causando muita sensibilidade).

Tratamentos
“O tratamento convencional para alguns distúrbios mastigatórios é a placa estabilizadora. Feita em acrílico, serve para deixar as articulações em posição, a musculatura relaxada e criar uma barreira entre a mordida, fazendo com que os dentes não encostem, aliviando as dores musculares e o desgaste dental.
Cada caso deve ser avaliado para direcionar o melhor tratamento, como complemento, avaliar a necessidade do uso de aparelho ortodôntico e troca de próteses e restaurações desadaptadas”, explica a dentista Ana Reato.
Além disso, ela afirma que, como terapia complementar, a acupuntura tem excelentes resultados no bruxismo, selecionando um protocolo de pontos para tratar a dor e o relaxamento muscular. Os resultados são visíveis nas primeiras sessões.

Toxina butolínica

Dra. Ana Reato
Cirurgiã-Dentista
Especialista em Odontologia Estética
Harmonização Orofacial (toxina botulínica e preenchedores)
Acupuntura
19.99133.0414@reatoodontologia

O uso da toxina botulínica para bruxismo vem com resultados muito positivos, como terapia alternativa ao tratamento. “A aplicação de toxina nos músculos mastigatórios alivia a força excessiva e minimiza o problema em até 7 dias após a aplicação. A técnica faz com que haja relaxamento da musculatura e também pode ser aplicada para as dores de cabeça laterais, de origem muscular. O tratamento é eficaz e seguro; em alguns dias, já é notável a diferença e, geralmente, o tempo de duração é de 5 meses”.
Tenha sempre orientação de um profissional, que saberá indicar o melhor tratamento para seu caso.