Busca por tratamentos odontológicos com aparelhos cresce para adultos

Paulo Cézar Melo Terra Clínico Geral/ Ortodontia CRO-SP: 102.821 Clínica Dentista Para Todos Fone: 3812 5060

O número da procura por tratamentos com aparelhos dentários por adultos aumentou nos últimos anos, correspondendo a 55% da demanda.
O dentista Paulo Melo Terra explica que esse aumento se deu, principalmente, pelo aumento da expectativa de vida; pela prevenção odontológica que permite à população envelhecer com dentes; maior acesso à informação pelas pessoas; e pela modernização da Ortodontia, que oferece tratamentos mais eficientes e aparelhos mais estéticos.
“O tratamento ortodôntico em pacientes adultos deve ser planejado como uma reforma. Nele, vamos corrigir o que está ruim estética e funcionalmente. Dentro dessa perspectiva, o tratamento deve ser minimamente invasivo e o planejamento totalmente individualizado. Devemos tratar o mínimo necessário para obtermos o melhor resultado possível para cada paciente.
O tratamento planejado e bem executado trará muitos benefícios ao indivíduo”, comenta o dentista.
Segundo o especialista, é comum em pacientes mais velhos a presença da doença periodontal, que se caracteriza pelo sangramento gengival e amolecimento dos dentes. “Nestes casos, onde a doença está ativa, o Ortodontista jamais deverá realizar um tratamento com aparelho. A doença necessita ser tratada e controlada para depois ser realizado o tratamento ortodôntico. E junto a isso, o paciente deverá ser condicionado a uma boa higiene oral e ao controle periódico com o especialista em gengiva”, explica.

Benefícios
Dentre os maiores benefícios do aparelho ortodôntico em pacientes adultos, a estética do sorriso se destaca. A obtenção de uma estética facial e dentária satisfatória contribui significativamente para a melhora da autoestima e qualidade de vida.

Alternativas
Apesar do aumento pela procura, a intolerância por aparelhos fixos metálicos ainda prevalece em muitos pacientes adultos. “Felizmente, os aparelhos estéticos se desenvolveram muito. Braquetes estéticos e aparelhos alinhadores invisíveis são alternativas cada vez mais eficientes, desde que bem indicadas, para se obter excelentes resultados, minimizando o desconforto estético dos adultos aos aparelhos convencionais”.

Contudo, o tratamento ortodôntico em adultos será possível desde que os pacientes estejam em condições de saúde favoráveis. Diabéticos e hipertensos devem estar controlados e fazendo acompanhamentos periódicos com seus médicos. Pacientes fumantes e com doença na gengiva ativa (sangramento genvival) são contraindicados ao tratamento ortodôntico. O calor gerado pelo cigarro sobre a gengiva dificulta a regeneração tecidual, tendo como consequência, perdas ósseas generalizadas ao redor dos dentes.