Cachoeira do Saltinho

Local de grande beleza, percurso do Rio Pirapitingui

Cosmópolis se desenvolveu proporcionalmente ao crescimento da cultura canavieira em seu território. Até os dias de hoje, a agricultura é uma das principais atividades econômicas de nossa cidade e a Usina Açucareira Ester é a principal empresa do ramo.
Quando a família Nogueira comprou a fazenda Funil, que deu origem a Cosmópolis, os trabalhadores rurais da Usina Ester residiam em casas construídas no interior das fazendas da usina. Essas casas receberam o nome de “colônias”.
Todos os membros da família residentes das colônias trabalhavam e, em troca, o chefe da família recebia uma renumeração e a permissão para plantar alimentos e criar pequenos animais para sobreviver.
A partir dos anos 60, muitas dessas famílias passaram a residir na cidade, em lotes vendidos pela própria Usina Ester e esses moradores foram substituídos por trabalhadores assalariados (muitos eram antigos residentes), contratados no período da safra.
Entre os anos 70 e 80, o perfil dos trabalhadores contratados para as safras se altera e o plantio e a colheita passam a ser operados por trabalhadores migrantes ao invés dos trabalhadores locais.
Com o avanço das grandes propriedades e a consequente diminuição dos espaços para pequenas produções, os camponeses foram expropriados e expulsos do local.
Uma das colônias mais conhecidas é a do Saltinho. O nome provém da Cachoeira do Saltinho, local de grande beleza, percurso do Rio Pirapitingui. O lugar era utilizado pelos colonos para lavar roupas, pescar e também como lazer.
O Saltinho, há muito tempo, foi ponto de apoio de viajantes, tropeiros, bandeirantes, mercadores e até ponto de parada predileto do Barão e da Baronesa Geraldo de Rezende, enquanto viajavam entre as fazendas da família, na região de Limeira, Piracicaba e Santa Genebra (Campinas).
Nos dias de hoje, a bela cachoeira do Saltinho é visitada por banhistas e por quem gosta de pescar. Porém, é importante frisar que estamos em situação pandêmica, sendo assim, não são permitidas aglomerações; sendo aconselhável permanecer em casa para que futuramente as pessoas usufruam de saúde e liberdade para aproveitar o que temos de bom na cidade.

Texto: Letícia Atmann Frungilo
Fotos: Silvio Alves
Secretaria de Cultura e Turismo de Cosmópolis
Facebook: Turismo Cosmópolis