Cadastramento biométrico passa a ser obrigatório em Cosmópolis

A campanha para o cadastramento da biometria começou na segunda-feira (04) e, agora, também, no município de Cosmópolis, se tornou obrigatória.
Para fazer o cadastramento, é necessário agendar pelo site do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), levar um documento de identificação com foto, CPF e um comprovante de endereço de, no máximo três meses, original e no nome da pessoa. “É fundamental; sem comprovante, nós não faremos, porque não é somente uma revisão da biometria, mas, também, do eleitorado do município”, explica Pedro Lucas Cabral, chefe de Cartório em Cosmópolis e Analista Judiciário no Tribunal Regional Eleitoral.

Para que serve?
“O cadastramento serve para uma maior confiabilidade no sistema para prevenir a falsificação de documentos e também para obter a revisão do eleitorado no município, já que as pessoas vão mudando de cidade e há casos em que existem mais eleitores do que a população. Você só pode ter seu título onde você mora”, explica Pedro.
Ele ainda acrescenta que “quando a pessoa for colocar o dedo (digital) na urna, já vai identificar, vai aparecer a foto dela; então, não há como ter falsificações. Isso tende também a diminuir o tempo de identificação para o mesário”, completa.

Comprovante
de endereço
Podem ser usados como comprovantes: conta de luz, conta de água, conta de telefone, até um talão de cheque que conste o endereço. “Caso a pessoa more em casa de aluguel, precisa da declaração do proprietário do imóvel que prove que a pessoa é locatária do local e levar um comprovante do locatária. Caso more com algum familiar, pode levar o comprovante mais um documento que prove o parentesco”, pontua.

Até quando?
“Em princípio, até dia 29 de novembro, ocorrerá o cadastramento. Não existe previsão para plantões de sábado e domingo”, esclarece

Pedro Lucas Cabral, chefe de Cartório em Cosmópolis e Analista Judiciário no Tribunal Regional Eleitoral

Pedro.
O horário para o cadastramento da biometria é das 12h até às 18h, de segunda a sexta-feira.

O que acontece se o cadastramento não for feito?
“Quem não fizer terá seu título cancelado. Existem algumas penalidades com isso. Por exemplo, quem tem benefícios públicos, como aposentadoria, terá seu benefício suspenso; e o CPF será bloqueados enquanto não for regularizado o título. A pessoa também não consegue tirar passaporte, entrar em faculdade pública – algumas particulares exigem -, e não pode participar de concurso público”, alerta Pedro.

O Cartório Eleitoral fica localizado na Rua Santa Gertrudes, 496 – Centro, Cosmópolis.