Cadastramento para voto em trânsito já está disponível

O cadastramento para seção de voto em trânsito começou na último dia 17 e se estende até 23 de agosto. O voto pode acontecer tanto no primeiro quanto no segundo turno das eleições nas capitais e municípios com mais de 100 mil eleitores.

Em 2010, as seções de voto em trânsito foram permitidas nas capitais e apenas para a escolha do Presidente da República. Naquele ano, 80.419 eleitores fizeram o cadastramento para o voto em trânsito no primeiro turno; já no segundo turno, foram 76.458 eleitores.

No ano de 2014, foi permitido para cidade com mais de 200 mil eleitores. Com isso, 216 seções foram criadas, em 91 municípios. Assim, 84.418 eleitores se cadastraram para o primeiro turno das eleições presidenciais e 79.513 para o segundo turno. São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais foram os estados mais procurados pelos eleitores que não estavam em seu domicílio eleitoral.

Contudo, Cosmópolis não se encaixa nos requisitos. Então, não será possível ser instalada a seção de votos em trânsito na cidade, que tem somente 45 mil eleitores. Mas, se você for de Cosmópolis e estiver fora do município no dia de votação, poderá abrir uma solicitação para a seção de voto em trânsito em outra cidade, caso ela se encaixe nas exigências, indo no Cartório Eleitoral de Cosmópolis. Já se você for de outro município, não será possível abrir essa solicitação para realizar o voto em Cosmópolis, pois, na cidade isso não ocorrerá.

Para se cadastrar, o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral, apresentar um documento oficial com foto e indicar o local que pretende votar. O cadastro só pode ser realizado caso a situação no cadastro eleitoral esteja regularizada. Em Cosmópolis, o Cartório Eleitoral se encontra na Rua Santa Gertrudes, 496. Para mais informações, ligue 3872-1976.