Cadela com sérios ferimentos é resgatada pela Guarda Municipal

Na manhã de segunda-feira, 19, uma cachorra fêmea, de porte pequeno, na cor preta, foi resgatada por uma Guarda Municipal Feminina, com lesões muito drásticas na cabeça. A pequena cadela, que já recebeu o nome de ‘Vitória’, estava embaixo de uma viatura em estado muito crítico e com machucados profundos no crânio, quando foi encontrada pela GMF Kênia Cristina da Silva.
De acordo com a policial, a possibilidade é de que o animalzinho tenha sido atropelado durante a madrugada e acabou encontrando refúgio embaixo de uma das viaturas estacionadas em frente à base operacional da GM, onde passou a noite. “Quando cheguei pela manhã, a encontrei lá, embaixo do carro e muito machucada, era desesperador. Ao que parece, ela foi atropelada por alguém que se evadiu do local, sem ao menos prestar socorro. Sendo assim, acionei uma médica veterinária, minha familiar, e a levamos para a clínica veterinária imediatamente”.

O resgate
Quem recebeu a cachorrinha Vitória foi a clínica Vila Bicho. A cadelinha passou por uma cirurgia de emergência e delicada. Ela teve a perda de um dos olhos, que já estava sem vida. “Foi uma lesão muito drástica, chegou a mostrar toda a calota craniana dela. Ela se encontra num estado que chamamos de TCE (Trauma de Crânio Encefálico) e está tomando muitos medicamentos para pressão intracraniana, infelizmente, convulsionando e ainda sentindo muita dor. É muito delicado o quadro dela, acabou perdendo um dos olhos, pois, com a demora do resgate, ele já estava sem vida”.

O envolvimento da GMF Kênia
A GMF Kênia foi fundamental no resgate da Vitória. “Senti muito desespero ao vê-la naquele estado. Então, contatei minha irmã (médica veterinária) e postei pedindo ajuda nas redes sociais; teve uma repercussão muito boa. Muitas pessoas se dispuseram a nos ajudar e estamos na esperança de que tudo irá dar certo”.

Os procedimentos
A médica veterinária Ângela Vanessa da Silva Albuquerque, que realizou os primeiros atendimentos, também comentou a situação do animalzinho. “Ao que parece, pelo tamanho da gravidade, ela chegou a ser arrastada por algum veículo. Ela passou por uma cirurgia bem delicada e o pós-cirúrgico também tem sido bem difícil, pois, ela sente muita dor, precisa ser medicada sempre. Em contrapartida, realizamos todos os Raios-X e, graças a Deus, ela não possui nenhuma fratura, apenas uma luxação na parte do quadril”.

Expectativa de Melhoras
Os médicos veterinários Adriano e Ângela estão esperançosos. “Ela comeu bem, tomou água e estamos muito contentes por isso. Preferimos acreditar que o pior já passou, e ela resistiu. Esperamos que a evolução, por mais lenta que seja, aconteça, e ela venha melhorar”.

Custos
A clínica veterinária Vila Bicho reduziu todos os custos por se tratar de um resgate de uma cadelinha sem donos, contudo, há manutenção, materiais, cirurgia e remédios a serem custeados. Desta forma, o caso de Vitória foi compartilhado nas redes sociais em busca da chamada ‘vaquinha solidária’. A repercussão já trouxe muitos colaboradores, mas, toda ajuda é necessária, visto que o pet irá precisar, ainda, de muitos remédios. Desta forma, quem puder e quiser ajudar o caso, as arrecadações poderão ser levadas, diretamente, na clínica veterinária Vila Bicho, em qualquer quantia. (Rua Ramos de Azevedo, número 258, Centro)

Vitória precisa de um lar
Vitória ainda não tem um lar definitivo e precisa urgentemente de adoção responsável. Dessa forma, os interessados devem procurar pela cadelinha, que ainda está internada na Clínica Vila Bicho, localizada na Rua Ramos de Azevedo, número 258, Centro.

Parabéns a todos os envolvidos no resgate e restabelecimento de ‘Vitória’!