Caecs assume Hospital Santa Gertrudes

O Hospital Beneficente Santa Gertrudes (HBSG) passou a ser responsabilidade do Centro de Apoio Às Entidades Comunitárias e Sociais (Caecs) neste sábado, 01, após votação favorável da assembleia de associados do hospital.
A partir dessa decisão, feita com 76 votos favoráveis, 3 contra e 6 abstenções, o Caecs assume toda atividade, patrimônios, ativos e passivos.do hospital.
Segundo o diretor administrativo Osiris Paula Silva, nessa assembleia restaram apenas duas opções, fechar, visto que o hospital estava insolvente, ou seja, patrimônio não pagava suas dívidas. Ou fazer parceria com o Caecs, onde ele assumiria as responsabilidades.
Sendo assim, fazer a parceria, segundo o diretor foi a única forma de manter o hospital funcionando. “A preocupação que tínhamos desde o início e temos até hoje é não deixar o hospital fechar. O hospital santa Gertrudes continua sendo um patrimônio da comunidade cosmopolense. Ele está aqui e nós fizemos de tudo para manter ele funcionando”.
A oficialização está sendo realizada pelo cartório. Entretanto, ainda em processo de transição, Osiris explica que o projeto da entidade é voltar o atendimento 24h, fazer internações, cirurgias de alta complexidade e reativar a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de uma reforma no Pronto Socorro.
Já para os associados, o projeto, após a oficialização do cartório, é de que seja feito um plano de saúde que prestará assistência ao titular e ao cônjuge.

Presidente Cesar Pacheco e diretor adm. Osiris Silva

O Caecs
Centro de Apoio Às Entidades Comunitárias e Sociais (Caecs) é uma entidade filantrópica sediada em Belo Horizonte, criada em 1987, e em 2015 iniciou suas atividades no estado de São Paulo, com a abertura de uma filial em Campinas.
A entidade possui atividades em segmentos sociais como educação, com cursos para comunidades carentes, na área da saúde, com assistência odontológica e ambulatórios populares e, por fim, com eventos destinados as comunidades.
O presidente da entidade é o Mauricio Duarte ele esteve em Cosmópolis para conversas e a negociação.

Funcionamento
O hospital continua funcionando com o trabalho reduzido, das 7h às 19h, de segunda-feira a sexta-feira. Com atividades cirúrgicas de baixa complexidade, tendo alta médica até as 19h.
Na quarta, a instituição operava com oito cirurgias em processo, atendendo convênios e particulares no pronto atendimento.