Café moído dispara e acumula alta de 77,8% em 12 meses

Problemas climáticos, quebra de safra e aumento da demanda global pressionam o preço do café, que segue em trajetória de alta mesmo com inflação desacelerando

O preço do café moído subiu 77,8% nos últimos 12 meses até março, segundo o IPCA divulgado nesta sexta (11). Só em 2025, a alta acumulada já chega a 30,04%, com variação de 8,14% em março. A elevação é reflexo da queda na oferta mundial, com destaque para os problemas na safra do Vietnã, questões climáticas e aumento da demanda global.

O café é um dos produtos mais impactados por eventos ambientais extremos, como geadas e secas. Segundo o ministro Paulo Teixeira, a cultura sofre há anos com a instabilidade climática.

A valorização do dólar também impulsiona a exportação, reduzindo a oferta no mercado interno. Mesmo com o cenário de preços elevados, o consumo nacional de café cresceu 1,1% em 2024, atingindo 21,9 milhões de sacas.

Fonte: CNN Brasil