Calor intenso potencializa o surgimento de doenças

O verão chega nesta sexta-feira (21) e termina no dia 20 de março. Com o calor que já tem feito, é comum vermos pessoas se queixando de “mal estar”.
Luís França Neto, Diretor Técnico do Hospital Santa Casa de Misericórdia, explica como o calor afeta nossa saúde. “Em crianças, é possível perceber a desidratação e a diarreia. Já em adultos e idosos, é possível ver desidratação, infecção urinária e infecção pulmonar”.

Cuidados
Alguns cuidados são importantes para enfrentar os dias quentes, com temperaturas muito elevadas.
• Usar roupas leves.
• Evitar exercícios físicos entre 10h e 16h;
• Usar muito filtro solar. “Os raios ultravioleta (UV) estão batendo recordes. Estamos fazendo 5 pontos de UV. Para todo mundo, é necessário o uso do filtro solar”, alerta Rodolfo Perini, Assistente da Assessoria Técnica do Hospital Santa Casa.
• Não expor o corpo. “Usar roupas leves, mas que cubram o corpo do sol”, completa.
• Lavar as mãos para evitar que viroses sejam espalhadas.
• Se manter hidratado e comer muita fruta.
• Excesso de vitamina C.

Rodolfo Perini, Assistente da Assessoria Técnica do Hospital

“No hospital, há uma prevalência de casos de diarreia. As crianças vêm com mais frequência, mas isso já é esperado”, conclui.

Previsão do tempo
“A variabilidade dos climas é completamente natural. Apenas ressaltando que, no mês de dezembro, estamos com pouca chuva devido um fenômeno chamado Bloqueio Atmosférico, onde as frentes frias não conseguem chegar e, com isso, temos a condição de muito calor. Não há expectativas de mudança até o Natal. Devem permanecer as condições de tempo mais abafadas, nebulosidade variável com pancadas de chuva à tarde”, esclarece Ana Ávila, do CEPAGRI (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da UNICAMP.

Prevenção da Dengue
Com as chuvas amenas e o sol forte, há risco de proliferação dos mosquitos da Dengue, Zika e Chikungunya. “As pessoas precisam tomar cuidado com as fontes de água em casa. Olhar as calhas é de extrema importância. A Dengue virá com tudo, segundo um comunicado de alerta do Ministério da Saúde”, finaliza Rodolfo Perini.