Câmara aprova regularização e expansão do zoneamento urbano em Cosmópolis

A sessão do último dia 04 na Câmara dos Vereadores do município aprovou importantes projetos de lei e emendas institucionais a respeito do Zoneamento na cidade de Cosmópolis. Tais aprovações são de forte relevância, tanto para a expansão urbana do município quanto para regularização de propriedades que, até então, estariam com documentações pendentes.

O Presidente da Casa de Leis Tidinho Lange esclareceu sobre o assunto. “Na segunda-feira, houve uma das maiores e

Tidinho Lange é Presidente da Câmara Municipal

Tidinho Lange é Presidente da Câmara Municipal

melhores aprovações da Câmara Municipal dos últimos 30 anos. Os projetos e emendas consistem em uma expansão urbana, na qual vários sítios e terrenos afastados da cidade irão se transformar em bairros e, então, poderão ser feitos loteamentos. Em vários locais que rodeiam nosso município, como próximo ao João Aranha, sentido cidade de Paulínia; indo para Artur Nogueira; indo para a cidade de Holambra, teremos loteamentos novos”.

Tidinho ainda complementa. “Nós também aprovamos quase 25 lotes de expansão urbana de loteamentos clandestinos. Isso porque eram loteamentos que já existiam, pessoas compraram terras, dividiram chácaras sem a autorização da Prefeitura, sem documentação, e acabou se tornando uma área clandestina. São aproximadamente 25 propriedades grandes e essas aprovações permitem que essas áreas se transformem em área urbana e com a sonhada legalização”.

Ainda nesta data, a lei da legalização foi alterada e outra lei sobre este assunto foi aprovada, autorizando ativar loteamentos clandestinos. Sendo assim, esses terrenos e propriedades serão legalizados. “A maioria já tem iluminação e toda a assistência básica. Alguns, inclusive, ficam no bairro Nova Campinas, e alguns também estão sentido as cidades de Artur Nogueira, Holambra e Paulínia. Até então, são todos clandestinos e irregulares, porém, todos poderão ser regularizados a partir dessa expansão urbana que foi aprovada”.

Os moradores e proprietários desses lotes que estão irregulares terão que criar uma associação, seguir um trâmite e dar entrada no ‘Cidade Legal’, na cidade de São Paulo, capital.

Tidinho afirma: “É uma vitória realmente e tudo isso graças a um esforço da Câmara e da Prefeitura, uma ‘briga’ que eu tenho há mais de dez anos para regularizar os clandestinos.

De forma resumida, a expansão urbana é isso, a área deixará de ser rural e será uma área urbana e se transformar num núcleo habitacional. Junto disso foram aprovadas algumas áreas distantes da cidade que também, futuramente, serão áreas loteadas, sobretudo, serão loteadas legalmente, pois, terão que passar pela Prefeitura. Novos lotes serão construídos e os antigos serão regularizados.”

Próximo a Chácara do ‘Zico’ – Extensão da Rua Monte Castelo
“Outros 300 apartamentos serão vendidos pelo loteamento particular e não pelo projeto ‘Minha Casa Minha Vida’ na grande área que temos próximo a chácara do Zico e que separa os bairros Parque Ester do Recanto dos Colibris. Alguns prédios do Projeto já estão sendo construídos por ali, mas, outros também serão loteados pela área particular”.

Loteamento extenso –
Do Ginásio de Esportes até as proximidades do Cemitério
“Da altura do Ginásio de Esportes até próximo do Cemitério, a empresa Usina Ester fará um grande loteamento. Serão mais de cinco mil lotes que a Usina disponibilizará para vendas. Diante dessa expansão urbana enorme que nós tivemos com moradia, essa realidade é muito boa porque as pessoas poderão comprar seu terreno, construir a sua casa… Aquele que quer ter uma chácara mais longe de casa terá sua chácara legalizada. Além disso, outro benefício é que, tendo bastante loteamento, o preço diminui e fica mais acessível à população, que fica com mais condições de comprar um terreno. Mais um detalhe é que, assim, a cidade irá crescer ordenadamente e organizadamente”.

Prazo para a realidade
“A Usina ainda não possui um posicionamento quanto ao prazo para estes loteamentos. Ontem [segunda-feira, 11] foi votado tudo isso, porém, daqui 15 dias terá uma nova votação que significa a segunda discussão do requerimento da Câmara Municipal de Cosmópolis. A empresa já viu o projeto, que é maravilhoso, ao lado de nossa cidade, mas, é um projeto a longo prazo e que irá precisar de aproximadamente uns 20 anos para tudo ser realidade, mas, que já começará neste momento”.

Áreas Industriais
“Também teremos uma área de mais de 80 mil metros, que fica sentido a cidade de Artur Nogueira e próximo a empresa ESP Pisos. Por ali, estão se somando aproximadamente 120 lotes industriais. Por isso, estamos tratando, além de uma expansão urbana, de uma expansão industrial também. A cidade que futuramente estará no circuito industrial será muito boa. Eu acho que a juventude e a infância de Cosmópolis encontrarão uma cidade muito melhor a partir dessa expansão. Estamos plantando para o futuro, algo certo, estamos felizes. No futuro, será a cidade dos nossos sonhos. Foi uma vitória muito grande, digo não como político, mas sim, como cidadão”, finaliza Tidinho Lange.