Câmara de Cosmópolis recebe ‘Selo Ouro’ em Transparência Pública no Estado de São Paulo

Reconhecimento coloca o Legislativo cosmopolense entre as 46 entidades mais transparentes do estado, com índice de 86,29%, acima da média estadual

A Câmara Municipal de Cosmópolis recebeu, pela primeira vez, o ‘Selo Ouro’ em Transparência Pública no Estado de São Paulo. O Legislativo cosmopolense, figura entre as 46 câmaras e prefeituras municipais, dentre os 645 municípios de todo o estado de São Paulo, com maior nível de transparência.

O selo, que avalia anualmente os órgãos públicos do Brasil, coloca a Câmara Municipal de Cosmópolis como uma das entidades mais confiáveis do estado de São Paulo.

A análise, que é desenvolvida pela associação Nacional dos Tribunais de Contas, faz parte do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) que usa base de dados dos Tribunais de Contas, no caso de Cosmópolis, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP).

 

Um dos critérios, adotados para a análise, é de que a Câmara Municipal de Cosmópolis fornece informações de forma espontânea, mesmo quando não é solicitado, através de seu site oficial.

 

Para efeito comparativo, a média de todos os estados da Unidade Federativa é de 63,8%. A Câmara de Cosmópolis apresentou um índice ainda maior, 86,29%.

 

O presidente da Câmara Municipal, André MaqFran (Republicanos), diz estar contente com tal certificação. Ele agradece aos servidores e aos vereadores pela conquista. “Fico feliz e satisfeito com tal reconhecimento. Este selo mostra o compromisso de nossa gestão com a transparência e com o dinheiro público. Agradeço aos vereadores, a mesa diretora da Câmara e aos servidores pelo empenho e o trabalho realizado”, finaliza o presidente.

 

Os dados, e a metodologia da análise, constam no site Radar da Transparência Pública. O site divulga estas informações com parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU), Instituto Rui Barbosa, Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) entre outros órgãos.

 

Sobre o PNTP

O Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), liderado pela Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil), é uma iniciativa voltada para promover e avaliar a transparência das informações públicas em estados e municípios brasileiros.
Se baseia em uma série de critérios de avaliação que ajudam a medir o grau de transparência das entidades públicas, permitindo comparações e gerando indicadores de melhoria.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Cosmópolis