Câmara de Cosmópolis terá sua primeira Sessão Ordinária com tradução em Libras

Próxima Sessão Ordinária acontece na segunda-feira (02), às 18h30, e será aberta para o público, com capacidade de 30%

A Câmara Municipal de Cosmópolis vai realizar, na segunda-feira (02), a primeira Sessão Ordinária com tradução simultânea em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

A transmissão contará com intérpretes que vão possibilitar que as pessoas com deficiência auditiva acompanhem as discussões e votações dos projetos e demais ações dos vereadores.

“O trabalho das intérpretes de libras será de grande importância nesta Casa, visto que, como principal instituição de representação do cidadão e local que são tomadas decisões importantes da nossa cidade, não podemos deixar a comunidade surda à margem disso. Estamos, a partir de agora, incluindo e permitindo mais acesso às reuniões e debates, para que todos possam saber das propostas de seus representantes”, comenta o Presidente da Câmara, Renato Trevenzolli (PP).

Com a medida, a Câmara Municipal pretende estar em conformidade com a Lei Federal nº 10.436, que reforça que deve ser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.

Além disso, também atende às solicitações do Vereador Renato da Farmácia (PODEMOS), para garantir um importante direito. “O Poder Legislativo tem que demonstrar essa preocupação. É importante que a Câmara Municipal também manifeste sua grandeza, sensibilidade e preocupação de incluir, em seus debates, todos os segmentos da nossa sociedade, entre os quais os deficientes auditivos”, comenta.

A próxima Sessão Ordinária acontece na segunda-feira (02), às 18h30, e será aberta para o público, com capacidade de 30%. A reunião também será transmitida ao vivo pelo site da Câmara.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Cosmópolis