Câmara Municipal de Cosmópolis inaugura ‘Memorial’ e realiza homenagens

Na tarde de terça-feira, 11, o Memorial da Câmara Municipal de Cosmópolis foi inaugurado em sessão aberta para o município. O projeto trata-se de valorizar a memória da história da cidade através de fotografias, sejam elas antigas, ou atuais, e que marcam os principais locais e cartões postais da chamada ‘Cidade Universo’. As fotografias foram estampadas em compridas lonas e decoram os corredores e o plenário da Casa de Leis.
Na ocasião, estiveram presentes parte dos vereadores; o prefeito do município, José Pivatto; os secretários de Saúde, Promoção Social e Segurança Pública; um dos homenageados, sendo o senhor Ubirajara José Bontempo (Bira); e familiares dos homenageados. O outro homenageado se trata do conhecido e saudoso ‘Paraíba’, que, na ocasião, teve seu nome perpetuado na Tribuna Livre da Câmara.
A vereadora Eliane Lacerda convidou os vereadores André e Hiroshi para apresentarem o Projeto de Resolução que denomina a Tribuna Livre da Câmara Municipal como ‘Raimundo Francisco’ – carinhosamente conhecido como “Paraíba”. Em sua justificativa, ela afirma que “Raimundo Francisco Paraíba foi exemplo para a classe política, por sua determinação, por seu empenho em melhoria da qualidade de vida do cidadão Cosmopolense. Isso ficou claro para nós, pois, PARAÍBA, dificilmente, perdia uma sessão da Câmara e sentava religiosamente no mesmo assento. Participava ativamente das questões políticas da nossa cidade, mesmo sem nunca ter tido mandato legislativo. Ele contribuía com suas ideias e promovia saudáveis discussões quando o assunto era beneficiar nossa população. Paraíba deixou a todos o ensinamento, de que as convicções levadas com perseverança e coragem transformam sim.
A política não se limita aos governantes, mas abarca também uma participação da associação dos moradores do seu bairro, por exemplo, para debater sobre problemas existentes e possíveis soluções para melhorar a vida de toda uma população. É justo que a tribuna livre receba o nome de Raimundo Francisco Paraíba”.
Já em relação ao homenageado, o senhor Ubirajara, e que é ex-vereador da cidade de Cosmópolis, este ganhou a placa que associa seu nome ao Memorial inaugurado. A resolução foi criada pelo vereador André Maqfran com a justificativa e justa homenagem de que “com honestidade e competência, Ubirajara José Bontempo, Bira, deixou um legado de luta em prol do município de Cosmópolis e de dedicação ao Legislativo Cosmopolense”.
Ubirajara foi vereador da 7ª Legislatura da cidade (1973-1976) e presidente do biênio de 1974 e 1975.
Vale lembrar que o Memorial teve apoio do Acervo Cosmopolense com documentos e fotografias do fundador Adriano da Rocha.
No encerramento, um vídeo de aproximadamente 5 minutos foi apresentado aos presentes, tratando-se da história de Cosmópolis, desde antes de ser denominada Fazenda Funil, em tom poético, e que, segundo as palavras do vereador André, será passado aos alunos da rede pública de Cosmópolis.