Câmara recebe luz roxa na segunda-feira pelo fim da violência contra a mulher

Precisamos nos unir, criando leis que possam combater, prevenir e conscientizar a população sobre o tema”, comenta o Presidente da Câmara, Renato Trevenzolli

A Câmara Municipal de Cosmópolis recebeu iluminação roxa, na segunda-feira (16), em alusão ao Mês de Conscientização pelo Fim da Violência contra a Mulher e o aniversário de 15 anos da Lei Maria da Penha.

Os membros do Legislativo, que apoiaram a iniciativa, consideram a manifestação adequada para chamar a atenção para os movimentos de fortalecimento da mulher.

Atualmente, a Câmara já aprovou diversas novas leis que tratam do combate à violência contra a mulher e hoje estão em vigor na cidade.

“A Casa Legislativa contribui, mais uma vez, com o enfrentamento a qualquer tipo de violência contra a mulher. Esta campanha tem um significado importante: chamar atenção da sociedade e do nosso Legislativo. Precisamos nos unir, criando leis que possam combater, prevenir e conscientizar a população sobre o tema”, comenta o Presidente da Câmara, Renato Trevenzolli.

Maria da Penha

A Lei Maria da Penha foi sancionada em 7 de agosto de 2006 e se tornou uma referência internacional. Ela cria mecanismos para prevenir e coibir a violência contra as mulheres Além disso, a lei prevê cinco tipos de violência que são passíveis de denúncia: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial.

No entanto, mesmo após 15 anos em vigor, o Brasil segue em destaque no ranking mundial de violência contra às mulheres ocupando o 5º lugar. E a situação piorou durante a pandemia. Segundo a Agência Senado, o número de feminicídios aumentou até 400% no país em 2020.

 Caroline Cristina Da Vinha

Assessora Legislativa de Imprensa da Câmara de Cosmópolis

Fotos cedidas: Câmara Municipal de Cosmópolis