Policiais Militares (PM), com o apoio de Guardas Municipais (GM) da Romu (Ronda Ostensiva Municipal), conseguiram localizar um caminhão abandonado e outro veículo, no meio do canavial, na noite de quinta-feira (23).
Os PMs receberam uma denúncia de uma empresa de monitoramento de veículos, que um caminhão Scania/R 440 A6X2, 2015, vermelho, com placas da cidade de Maringá, no Estado do Paraná, que estava transportando 45 mil litros de Diesel S10, havia saído de sua rota e estaria parado em uma área de canavial, próximo a uma indústria de refrigerantes, no Bairro Itapavussu, em Cosmópolis.
Os Policiais iniciaram as buscas pelo local, contando com o apoio de viaturas da Romu, na tentativa de localizar o caminhão.
Quando trafegavam em meio ao canavial, os Policiais Militares se depararam com um veículo, Fiat Palio EX, 200, branco, que estava circulando pelo canavial com os faróis apagados. Dentro dele, havia quatro indivíduos, sendo eles um pintor, 30 anos, morador de Sumaré; outro homem, 36 anos, também morador de Sumaré; o terceiro, 24 anos, morador de Campinas; e o último, 21 anos, morador de Hortolândia.
Ao serem indagados sobre o que estariam fazendo naquele local, os averiguados declararam diferentes situações e foram conduzidos ao Plantão Policial para averiguação.
As buscas pelo caminhão continuaram até o momento em que os Guardas Municipais conseguiram localizar o caminhão abandonado e um veículo Ford Ecosport FSL 1.6, 2015, branco, com placas do município de Paulínia. Porém, após pesquisas pela numeração do chassi, constatou-se que o veículo estava com queixa de roubo, pela cidade de Sumaré.
O caminhão foi conduzido, juntamente com a Ecosport, ao Plantão Policial, para o registro da ocorrência.
Horas depois, o motorista da carreta, 42 anos, morador da cidade Ourinhos – SP, compareceu ao Plantão Policial, informando que estava com o caminhão pela Rodovia SP 332, quando quatro indivíduos, em um veículo branco, se aproximaram. Dois dos meliantes, de posse de uma arma de fogo, usando de grave ameaça, anunciaram o roubo, exigindo que o motorista parasse o caminhão.
A vítima não reagiu e dois meliantes entraram no veículo, exigindo que ele fizesse o retorno e voltasse, retornando e entrando em uma estrada de terra no canavial. Os meliantes desceram a vítima e a colocaram em um veículo branco. Posteriormente, um dos assaltantes saiu a pé com a vítima, até que os comparsas tentavam desligar o rastreador para subtrair o caminhão e o combustível.
O motorista foi abandonado posteriormente no meio de um canavial e seguiu até a rodovia, sendo socorrido por uma viatura da Rota das Bandeiras, que o conduziu até o plantão policial.
Os quatro averiguados apreendidos no Fiat Palio foram apresentados ao motorista para o reconhecimento, porém, o motorista não reconheceu nenhum deles como sendo os autores do roubo, já que os meliantes estavam todos com capuz.
Após o registro da ocorrência, os averiguados foram liberados e o caminhão foi devolvido ao proprietário. O veículo Ecosport foi apreendido e guinchado até ao pátio local.
B.O. 3000/2015