Caminho da Divina Providência

Foi criado em 1986 por um grupo de jovens de Limeira

Peregrinar é um ato de fé que move muitas pessoas por diferentes rotas. É, além disso, um tipo de turismo, classificado como turismo religioso. Realizada em grupos ou a sós, a peregrinação é uma vivência única, onde é possível a interiorização e a meditação constantes.
No Brasil, temos diversos caminhos de peregrinação. Temos como exemplos o Caminho do Sol, o Caminho da Fé e o Caminho da Iluminação. Todos eles criados como maneira de homenagear ou para trazer mais para perto o caminho mais conhecido mundialmente, que é o de Santiago de Compostela, na Europa.
De mochila nas costas, bastão na mão para apoiar nas caminhadas, o peregrino leva poucos pertences, somente o necessário para sobreviver, algumas roupas, dorme onde lhe cabe e come o que é oferecido.
Muitos relatam que ao longo do caminho se desfazem de objetos supérfluos durante a caminhada, quando a vivência da peregrinação ensina o que é realmente necessário. A maioria transfere esse aprendizado para a vida, levando tudo de maneira mais minimalista e menos consumista.
O que muitos cosmopolenses não sabem é que existe um caminho de peregrinação que passa pela nossa cidade, na zona rural e também em frente à Escola Alemã, chamado Caminho da Divina Providência. É um caminho de 342 km, que tem início em Limeira e término em Aparecida ‘do Norte’.
Ele passa por 18 cidades, sai de Limeira, passa por Cosmópolis, Artur Nogueira, Holambra, Santo Antônio de Posse, Amparo, Monte Alegre do Sul, Pinhalzinho, Pedra Bela, Toledo (MG), Itapeva (MG), Camanducaia (MG), Sapucaí Mirim (MG), Santo Antônio do Pinhal, Pindamonhangaba, Moreira Cesar, Roseira e Aparecida ‘do Norte’.
Esse caminho de romeiros foi criado em 1986 por um grupo de jovens da Comunidade do Divino Espírito Santo da Paróquia de São José, em Limeira (JUPAM – Jovens Unidos Por Um Amanhã Melhor), tendo como incentivador Valdevino Vieira.
Ele teve a ideia e passou ao grupo de 120 jovens; inicialmente, 30 deles confirmaram a participação da primeira saída. Desse número, ficaram 12 e, no dia da saída, saíram apenas 7 jovens. Mesmo com poucos peregrinos, movidos por perseverança e por fé, passando por muitas provações, conseguiram alcançar seu objetivo. E assim, continuam, ano após ano, se passaram 30 anos, com participação de muitos peregrinos por saída.
Atualmente, são oito saídas anuais, com diversas modalidades: romaria masculina, feminina, para casais, de crianças, feitas a pé, de bicicleta e até de moto tem também a Arautos da Rainha, que se trata de Romaria de Motoqueiros – eles participam das missas durante o percurso. Sempre munidos de muita determinação, enquanto trilham o caminho, buscam a interiorização, em um diálogo com Deus.
Foram criadas duas associações, a Casa de Apoio Romeiros de Nossa Senhora Aparecida e Romeiros Independentes de Limeira, sediadas no mesmo prédio. As duas fazem trabalhos sociais, sem fins lucrativos. Nesse local são realizadas as palestras de preparação para a peregrinação, sempre 15 dias antes da partida.
Devido à pandemia, no ano passado, não houve saídas e, por enquanto, este ano, todas as saídas estão suspensas.
Agradecemos a pronta ajuda que o peregrino Valdevino Vieira ofereceu, passando informações e se colocando à disposição para esclarecer dúvidas e orientar sobre o caminho.
“Uma longa caminhada começa com o primeiro passo” – Lao Tsé.

Texto: Letícia Atmann Frungilo
Fotos: Sílvio Alves
Secretaria de Cultura e Turismo de Cosmópolis
Facebook: Tuyrismo Cosmópolis