Caminhoneira comenta sobre os desafios da profissão

Ela afirma que não é rota alternativa, e sim, um sonho de infância

“…meu maior desafio é deixar quem eu amo em casa, com a incerteza se voltarei viva!…”

Que a mulher ganhou muito espaço na sociedade e no mercado profissional com o passar dos anos não há dúvidas. Que ainda falta muito para a igualdade entre elas e os homens, infelizmente, também não. Por mais que elas trabalhem com os mesmos cargos, enfrentem as mesmas dificuldades e desafios, ainda existe disparidade em vários aspectos. Mas, não é por isso que elas se deixam abalar, provando, mais uma vez, que mulher e força possuem o mesmo significado.
Wanessa Aparecida Ewert Montecino tem 31 anos de idade e é caminhoneira. Uma profissão onde se ouve falar pouco da mulher e, além disso, ainda existe, por parte de muitos, o preconceito.
Mulher sim, caminhoneira sim, e dirigindo com muita responsabilidade o que faz do seu trabalho um diferencial ainda maior! Acompanhe parte da história dessa personalidade cosmpolense que leva parte da sua vida na boleia e desbrava as estradas deste país afora.

Um sonho de infância
Wanessa comentou com nossa equipe que a profissão, não é de agora, e não se trata de uma rota alternativa, mas sim, de algo planejado, um sonho de infância. “Eu decidi entrar nessa carreira desde criança, sempre foi meu sonho!”. E é assim que, há 11 anos, se tornou uma profissional de excelência.

Desafios
Quando Wanessa foi questionada sobre qual seria o maior desafio para uma mulher nesta profissão, pontualmente respondeu que “o maior desafio para a mulher é a desigualdade. Muitos dos homens não aceitam que nós conseguimos fazer isso. Além deste ponto, o crucial, meu maior desafio, é deixar quem eu amo em casa, com a incerteza se voltarei viva!”.
A caminhoneira pontuou tal incerteza diante dos vários problemas e riscos nas estradas, inclusive, a violência contra a classe em relação a roubos que ainda são muito frequentes no país.

Realização
Apesar das dificuldades, existe a parte mais gratificante que, para Wanessa, sem dúvida, é o reflexo de sua força e potencial. “A parte mais gratificante é ver que eu sou capaz, com certeza!”.

Rotina
A dura rotina, que não abala a profissional, também proporciona seus momentos de diversão e muita risada. “O episódio mais inusitado e que foi marcante para mim em toda essa jornada, entre muitos deles, mas, o que me recordo bem, foi quando, em uma viagem com meus filhos, tivemos que passar por uma balsa que mal cabia meu caminhão. Apertado e com muito medo, todos eles gritavam o tempo todo (gargalhadas).

Conselho de quem luta
“Se pudesse dar um conselho à classe dos caminhoneiros e caminhoneiras, é que não sejam tão imprudentes, pois, há uma pessoa que te ama e te espera vivo(a) em casa!”

Feliz Dia Internacional
da Mulher
“Nós somos capazes de tudo, não importa qual seja o teu sonho, apenas não desista dele por simplesmente achar que não consegue. SOMOS FORTES E CAPAZES!”