Campanha contra a poliomielite conta com apoio do Rotary Club

A poliomielite é uma doença causada pela infecção do poliovírus, que se espalha por contato direto. Quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e provoca paralisia nos membros inferiores. A pólio pode, inclusive, levar o indivíduo à morte se forem infectadas as células nervosas que controlam os músculos respiratórios e de deglutição.
O nível de vacinação contra poliomielite de crianças que antes era 90% caiu para 73%. Por conta disso, as campanhas estão em alta, alerta o Presidente do Rotary Club de Cosmópolis, José Julio Pereira Santos.
Julio foi convidado para participar do Rotary por um padrinho. O Rotary é uma associação de profissionais com a missão de ajudar o município e o mundo, com mais de um milhão de associados, que buscam pessoas para promover mudanças duradouras pelo mundo. Ações pelo meio ambiente, saúde e prevenção de guerras são exemplos das áreas em que o Rotary atua.
“Neste mês, estamos focados na vacinação contra a poliomielite. O Rotary apoia a vacina desde 1979 e, a partir de 1985, criou uma campanha chamada PolioPlus, que, junto de alguns parceiros, inclusive Bill Gates, arrecada dinheiro no mundo inteiro e paga a vacina para países sem condições financeiras. O Rotary já vacinou no mundo dois bilhões e quinhentas mil crianças e erradicou 99,9% da pólio no mundo”, relata Julio.
Somente três países ainda sofrem com a pólio, que são: Nigéria, Afeganistão e Paquistão. Julio explica que a pólio ainda não foi erradicada nesses países por conta da guerra e do medo que as pessoas desses países têm de estrangeiros.
“Quando o Rotary entra nesses países, acaba causando medo. Eles acham que podem ser espiões, que são pessoas infiltradas e isso acaba dificultando a atuação”, explica Julio.
Para quem se interessar e quiser ajudar doando para o Rotary, deve entrar no site www.rotary.org/pt
No mês de Maio, houve um caso de pólio na Venezuela e, como os venezuelanos estão emigrando para o Brasil, as campanhas voltaram com força total.
A pólio afeta mais as crianças menores de cinco anos, não tem cura e a prevenção é a vacinação.
“Eu fui diagnosticado com pólio com dois anos e meio de idade por falta de vacinação. Desde sempre, minha mãe me ajudou e, com o tempo, consegui me adaptar sozinho. Estudei, fiz técnico de contabilidade, trabalho, sou casado e tenho filho, mas, aconselho todos a vacinarem seus filhos porque eu consegui lidar com tudo, porém, acredito que se eu não tivesse o problema, teria sido mais fácil. Foi com muita luta que estou aqui, mas seria mais fácil se eu tivesse tomado a vacina lá atrás”, conta Adilson André Rodrigues, Contador do escritório Ecin Contabilidade.
Hoje, ele superou as dificuldades, porém, ressalta que é muito importante que as mães levem seus filhos para a vacinação para que elas não passem por tudo que ele teve que passar.
A vacinação é de extrema importância, mas, se somente uma criança tomar a vacina, a pólio não será erradicada.
A campanha vai até o dia 31 de agosto. Dia 18, será a próxima data de intensificação da campanha, onde o Rotary estará participando com atrativos para crianças. Haverá pipoca, algodão doce, balão e balas. Ocorrerá das 8h até às 12h, para crianças de 0 a 5 anos, no UBS Integrado, na Avenida da Saudade, nº 1.121, bairro Campos Sales.
Endereços e telefones das Unidades Básicas de Saúde onde a vacina é aplicada:
– UBS CSII: Rua Max Hergert, n° 770 – Centro
(19) 3872-1524
– UBS Jardim de Fáveri: Av. Ester, n° 1.433 – J. de Fáveri
(19) 3872-1815 / (19) 3872-1994
– UBS Integrado: Av. da Saudade, n° 1.121 – Bairro Campos Sales
(19) 3872-3091
– UBS / PSF Andorinhas: Rua Lavieiro Giuzio, n° 360 – Cidade Alta
(19) 3872-5436
– UBS / PSF Beto Spana: Av. da Saudade, n° 2.734 – Beto Spana
(19) 3872-4012
– UBS / PSF Vila Cosmos: Rua Pedro Damiano, n° 327 – Vila Cosmos
(19) 3872-7042