Campanha da Fraternidade 2019 tem como tema ‘Políticas Públicas’

O padre Tiago Moreira da Silva, da Paróquia São Benedito de Cosmópolis, explica sobre a Campanha da Fraternidade, que ocorre todos os anos no período da Quaresma.

GAZETA de COSMÓPOLIS: O que é a Campanha da Fraternidade?
Padre Tiago Moreira: Ela é uma proposta da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) para os católicos da Igreja do Brasil por conta do período da Quaresma, que é o período de busca mais profunda de conversão, tanto pessoal quanto social. A Campanha da Fraternidade entra nessa dimensão da conversão das estruturas sociais em busca da dignidade humana de todas as pessoas, uma vez que o católico é alguém que está inserido na sociedade, é cidadão/cidadã, e por isso também tem responsabilidades com relação à sociedade. Ele não pode viver alienado, distante das realidades sociais, que pedem também de nós uma ação e uma atuação.

GAZETA de COSMÓPOLIS: Qual é o tema da campanha?
Padre Tiago: Todo ano, a campanha traz um tema que é de relevância não só para os católicos, mas para a sociedade de modo geral. Este ano, o tema é Fraternidade e Políticas Públicas, e sempre temos um lema, que é um versículo bíblico que ilumina a prática da campanha a cada ano. Este ano, o lema é “Serás libertado pelo direito e pela justiça”, Isaías 1:27.

GAZETA de COSMÓPOLIS: Ela é aberta ao público?
Padre Tiago: A campanha é aberta sim, inclusive, já tivemos muitas Campanhas da Fraternidade que foram ecumênicas, ou seja, que foram adotadas também por outras comunidades cristãs não católicas. Então, todos aqueles que se sentirem motivados pela campanha e quiserem se unir a nós são bem-vindos. Esta campanha é um instrumento de reflexão que leva também à ação na sociedade. Então, os homens e mulheres de boa vontade que quiserem participar estão também convidados.

GAZETA de COSMÓPOLIS: No que ela pode ajudar?
Padre Tiago: Sempre são propostas ações práticas com relação ao tema. Este ano, se trata da questão das políticas públicas que, num modo geral, seria a busca da resolução de problemas que tocam a vida de todas as pessoas. Na sociedade, nós temos problemas em várias áreas, como na saúde, na educação, infra-estrutura, na questão de saneamento básico e muito mais. Qualquer questão que toque toda sociedade sempre vai ter um problema, e todo problema precisa de uma solução.
Então, as políticas públicas são um meio de resolver esses problemas sociais, que são responsabilidade não só do poder público, mas também de todo cidadão. Essa é a temática da campanha deste ano, e, de modo concreto, a ação concreta seria essa busca de propor políticas públicas que visem resolver os problemas da sociedade e busquem uma vida mais plena para todas as pessoas.

GAZETA de COSMÓPOLIS: Quando e onde ela ocorre?
Padre Tiago: Acontece todos os anos, sempre no tempo da Quaresma, que se inicia na Quarta-feira de Cinzas e se estende até a Semana Santa. Então, nós sempre temos materiais que ajudam nas reflexões, nas propostas das ações concretas e nos encontros de grupos. A Campanha se realiza em todos os âmbitos e níveis da nossa igreja, ou seja, nas nossas comunidades, paróquias e dioceses, se estendendo por todo o país. Ela ocorre nos espaços da igreja mesmo, sejam nas citações que fazemos nas nossas celebrações ou nas reflexões dos grupos que se reúnem nas casas.

GAZETA de COSMÓPOLIS: Vocês contam com algum membro importante?
Padre Tiago: Em geral, temos vários atores sociais que se interessam muitas vezes pelas nossas campanhas a cada ano. As nossas paróquias costumam fazer formações, e são nessas ocasiões que podemos convidar pessoas que são da área de interesse da campanha, que sempre se propõem ou mesmo são convidadas para refletir conosco esses temas.

GAZETA de COSMÓPOLIS: Que tipos de atividades vocês costumam realizar?
Padre Tiago: Nós temos os encontros de catequese que já acontecem normalmente, mas, nesse período, se voltam para a temática da campanha. Além disso, temos os grupos que se reúnem durante todo ano, que nesse período se voltam para o tema da campanha, e como um gesto concreto da campanha em todo o país, no Domingo de Ramos, é feita uma coleta nacional, onde todas as paróquias enviam um valor em dinheiro para auxiliar projetos que tenham inspiração nos temas das campanhas. Por exemplo, este ano, a coleta será destinada para as políticas públicas que forem propostas a partir da reflexão da campanha, e mesmo projetos que já existem e ONGs que busquem realizar ações nesse sentido, recebem ajuda de toda igreja do Brasil que é feita através dessa coleta nacional.