Campanha da Fraternidade 2024 traz o tema ‘Fraternidade e Amizade Social’

É uma ferramenta a mais, para vivenciar este tempo litúrgico tão rico que nos prepara para a Páscoa do Senhor

A Campanha da Fraternidade deste ano traz como tema: “Fraternidade e Amizade Social”; e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs”. (Mt 23, 8).
A vida fraterna como resposta de Jesus à conduta excludente, da fé superficial e individualista. O tema deste ano está em comunhão com a Carta Encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco. Inspirada pela vida de São Francisco de Assis, propõe um projeto de fraternidade baseado na amizade social e no amor político, tendo o diálogo como caminho necessário para a cultura do encontro (CF 2024: Texto-Base, n.15).
Segundo Dom Ricardo Hoepers, bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF) e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o tema e o lema da Campanha refletem a preocupação do episcopado brasileiro em aprofundar a fraternidade como contraponto ao processo de divisão, ódio, guerras e indiferença que tem marcado a sociedade brasileira e o mundo.
No cartaz a comunidade é representada por uma casa, local onde são acolhidos os irmãos e irmãs para a partilha do alimento e da vida. Ao redor de uma mesa, se encontram personagens de diferentes etnias e idades, remetendo à amizade de Deus com os homens.
A celebração da fé ao redor de uma mesa, com pão, vinho e fraternidade, é o principal símbolo da comunidade. Além disso, os alimentos na mesa recordam as refeições de Nosso Senhor Jesus Cristo. Já as janelas indicam uma casa aberta aos desafios do mundo e da realidade.
O Papa aparece no centro da cena, apoiado em sua bengala, expressando que, apesar de suas limitações, ele propõe ao mundo a amizade social por meio de sua Encíclica Fratelli Tutti, mostrando que é um caminho necessário para garantir a boa convivência e a subsistência de todos os seres humanos.
A Campanha da Fraternidade não substitui toda a riqueza que a liturgia da quaresma traz, nem tem essa pretensão, pelo contrário a CF, é uma ferramenta a mais, para vivenciar este tempo litúrgico tão rico que nos prepara para a Páscoa do Senhor.
Em todas as paróquias do Brasil, a CF tem seu início na quarta-feira de cinzas.
Que Deus nos ajude a seguir as Palavras das Sagradas Escrituras e enxergar o outro como um irmão, nunca como adversário e muito menos inimigo.

Texto adaptado pelo
Pe. Diego F. Humeniuk
Paróquias Santa Gertrudes e
Sagrado Coração de Jesus