Influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade
Na segunda-feira (10), iniciou a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que segue até 31 de maio.
A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade.
A vacinação contra a influenza permite, ao longo do respectivo ano, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários.
A Secretária Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica reforçam que, além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde, os sintomas podem ser confundidos com COVID-19, e o propósito da campanha é reduzir internações, complicações e óbitos na população alvo.
Quem pode ser vacinado?
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos,11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuário, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativo, população privada de liberdade.
A meta é vacinar 90% de cada um dos grupos elegíveis.
Esquema vacinal
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), todas as crianças que receberam uma ou duas doses da vacina influenza sazonal em anos anteriores devem receber apenas uma dose em 2023.
Quem são os trabalhadores da saúde?
Aqueles que estão em hospitais, clínicas, ambulatórios.
Quem são os profissionais da saúde?
Médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoas da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motorista de ambulância e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde. Incluem-se também aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares como: cuidadores de idosos e doulas, parteiras e aos estudantes da área de saúde.
Ameaças à saúde pública
A influenza e a COVID-19 continuam sendo ameaças de saúde pública, especialmente para as pessoas não vacinadas. Assim, a Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica de Cosmópolis recomendam aproveitar a oportunidade da Campanha de Vacinação Contra a Influenza para atualizar a situação vacinal para COVID-19 nos grupos elegíveis.
Salas de vacinação
A vacina está disponível em todas as unidades de saúde com salas de vacinaçãono horário das 08h às 15h30, de segunda a sexta-feira.
Nas UBSs: Jardim de Fáveri, UBS/PSF Andorinhas, UBS/PSF Beto Spana, UBS/PSF Vila Cosmos, PSF Henrique Scursoni Neto, PSF Sidney Alves Aranha ‘Tide’.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Cosmópolis