Campanha de vacinação contra gripe terá início na segunda-feira (23)

A partir da próxima segunda-feira (23) até o dia 1º de junho será realizada a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. O Ministério da Saúde adquiriu 60 milhões de doses da vacina, que serão entregues em etapas aos estados em oito remessas, que tiveram a distribuição iniciada no dia 9 de abril, com previsão para o término até 25 de maio.
O anúncio da campanha aconteceu na quarta-feira (18), pelo ministro da Saúde em uma coletiva de imprensa. Segundo este, o objetivo para este ano é vacinar 100% do público-alvo.
Tal público é composto por pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses aos menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional.
Portadores de condições clínicas especiais também receberão a vacina, mas somente com prescrição médica. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

Dia D
A mobilização nacional em prol da campanha ocorrerá no dia 12 de maio, onde 65 mil postos de vacinação estarão abertos, dentre eles 37 mil de rotina e 28 mil volantes.

Influenza
O vírus Influenza é transmitido por vias respiratórias, ou seja, pode ser eliminado por meio da fala, tosse ou espirros. Mãos e objetos, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz), podem ser contaminados. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda como medidas de prevenção: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar, não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar locais com aglomeração de pessoas.
A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Após a aplicação, é possível o surgimento de dor, vermelhidão e endurecimento no local da injeção, manifestações estas consideradas benignas, cujos efeitos costumam passar em 48 horas.