Campanha do Abril Marrom deste ano visa a prevenção do Glaucoma

Abril é classificado como o mês da saúde ocular, já que visa a prevenção de problemas de tal origem. “A escolha da cor marrom para o nome ‘Abril Marrom’ se dá por conta da cor dos olhos da maioria dos brasileiros (castanho)”, explica Neila Paula Silva Santos, proprietária da Óptica Neila.
A patologia escolhida este ano foi o Glaucoma, uma doença silenciosa que, por isso, é uma das maiores causadoras de cegueira no Brasil. “Ela consiste no aumento da pressão ocular, causando lesões irreversíveis no nervo óptico”, afirma Neila.
Para prevenir a doença, consultar-se regularmente com um medico oftalmologista é a melhor opção. “Se houver histórico de Glaucoma na família, a incidência é ainda maior”, alerta.

Tratamento
“O uso de colírios para controlar a pressão ocular é um deles; o uso de óculos de sol de qualidade também é indispensável”, explica Neila sobre o tratamento. Hoje, estimam-se que 70% das pessoas que têm glaucoma não estão em tratamento, por isso, a importância da prevenção.

Outras doenças
Entre outras doenças que causam cegueira está a catarata, uma lesão que atinge e torna o cristalino opaco (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão .
“Os sintomas aparecem quando os raios luminosos não conseguem mais atingir a retina, onde ficam os receptores fotossensíveis. A partir de então, a pessoa com catarata não enxerga mais com nitidez”.
No início da doença, o indivíduo pode sentir a visão turva e embaçada. Com a evolução da doença, pode enxergar vultos e, às vezes, quando não tem tratamento, chega-se à cegueira.
“A principal causa da doença é o envelhecimento, geralmente, a partir dos 50 anos. Além disso, pode ser genético, quando as crianças nascem com catarata, quando a mãe teve sífilis, rubéola ou toxoplasmose nos primeiros 3 meses de gestação”, alerta.
O único tratamento para a catarata é a cirurgia, que é simples e rápida, onde retira-se o cristalino opaco e coloca-se uma lente nova e artificial, que pode corrigir vários problemas de visão.

Neila Paula Silva Santos
Técnica em Óptica e Proprietária da Óptica Neila
José Júlio Pereira Santos
Técnico em Óptica
Técnico em montagem
Proprietário da Óptica Neila
Endereço: Avenida Ester 340, Centro
Fone: 3872 3243