Campanha Lenço Solidário arrecada lenços para doar para mulheres em tratamento no Centro de Oncologia Campinas

As doações de lenços podem ser entregues em qualquer uma das 7 unidades do laboratório Ramos, distribuídas por vários pontos de Campinas.

Muitas mulheres, enquanto enfrentam o tratamento contra o câncer, relatam que um dos momentos emblemáticos é quando começam a cair os cabelos e com eles uma parte da autoestima cai também. Sentir-se feminina importa muito na qualidade de vida e recuperação de muitas pacientes. Foi por isso, que durante o Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, que o Grupo Ramos reuniu suas unidades de laboratórios e clínica e criou a Campanha Lenço Solidário – Outubro Rosa, já em seu segundo ano. Ao todo, são 7 postos de coleta espalhados em diversos pontos da cidade de Campinas dentro das unidades do laboratório.

A arrecadação começa no dia 1º de outubro e vai até o dia 26 de outubro. Quem quiser participar, pode doar um lenço novo ou mesmo usado em boas condições em qualquer um dos postos de coleta. No início de novembro, eles serão entregues às pacientes em tratamento no Centro de Oncologia Campinas junto com informações de como usar o lenço.

Os lenços são todos higienizados e preparados para a entrega, o doador também pode escrever um bilhete de motivação para a mulher que irá recebê-lo de presente.

O Centro de Oncologia Campinas atende muitas mulheres em tratamento de câncer de mama por mês e durante o Outubro Rosa realiza diversas ações voltadas à orientação, fortalecimento e motivação dos pacientes e colaboradores, através de parcerias como essa com o laboratório Ramos. O intuito é ajudar no tratamento das pacientes e melhorar a percepção da imagem, que normalmente é muito afetada em quem está em processo tratamento.

O Ramos Medicina Diagnóstica, que possui mais de 47 anos de experiência como laboratório e agora como clínica, desenvolveu a ideia a partir de uma colaboradora, Amanda Fuzetto Vialta, que já enfrentou um câncer e, ao ganhar um lenço cheio de afeto, relembra como o ato pode ser encorajador. Na época ela contou com a solidariedade das amigas de trabalho também, que foram trabalhar todas de lenço, no dia em que sentiu a perda de cabelo mais acentuada.

A oncologista Mary da Silva Thereza, do Centro de Oncologia Campinas, destaca que, além dos benefícios à autoimagem, o uso do lenço age positivamente no tratamento da paciente. “Com a melhora da imagem, o aspecto emocional é fortalecido, o que interfere diretamente no tratamento, com aumento da resposta imunológica e da disposição”, explica a médica.