Campanha Papai Noel dos Correios foi lançada no dia 12 de Novembro

A tradicional Campanha Papai Noel dos Correios já existe há 26 anos e a deste já foi iniciada. Em todas as cidades do interior de São Paulo, incluindo o município de Cosmópolis, o lançamento da campanha de 2015 ocorreu no dia 12 de novembro, em Bauru, cidade sede da Diretoria Regional dos Correios São Paulo Interior.
No ano passado, em Cosmópolis, de 249 cartinhas selecionadas, foram adotadas 199, representando um bom número no quesito solidariedade.

Necessariamente, as cartinhas precisam ser manuscritas, com pedidos de crianças de até 10 anos de idade e preferencialmente de brinquedos. As mesmas serão recebidas até o dia 4 de dezembro. Essas cartas são lidas e selecionadas. Após isso, a entrega dos presentes é realizada pelos próprios carteiros da agência.
Os padrinhos (pessoas da comunidade que desejam providenciar os presentes solicitados pelas crianças) podem adotá-las até o dia 11 de dezembro.

As crianças podem deixar a cartinha em qualquer agência de correio de sua cidade, inclusive, podem ser entregues ao carteiro ou colocadas em caixas de coleta.

Detalhes da Campanha:
Como adotar uma carta

Os padrinhos são aqueles que adotam as cartinhas, providenciando os presentes solicitados nas cartas pelas crianças.
A adoção de cartas da campanha é feita da mesma maneira em todo o Brasil: as cartas enviadas pelas crianças são lidas e selecionadas.
Em seguida, são disponibilizadas para adoção em determinadas unidades da empresa.
Os Correios não entregam cartas para adoção diretamente à população, em suas residências.
As cartas do Papai Noel dos Correios ficam disponíveis apenas nos locais indicados pela empresa.
No interior do Estado de SP, as cartas ficam disponíveis nas agências centrais das cidades.

Seleção das cartas
Os empregados dos Correios realizam a leitura das cartas para analisar se a carta atende aos critérios da Campanha. Após a triagem, a carta recebe um código de identificação, é cadastrada em um sistema específico do Projeto Papai Noel dos Correios.
As cartas devidamente lidas e triadas são colocadas à disposição da população para adoção. Ressaltamos que o padrinho não tem acesso ao nome e endereço da criança, portanto, a adoção é anônima e a entrega é feita exclusivamente pelos Correios.

Os pedidos
Os pedidos em geral emocionam porque contêm sonhos infantis e simplicidade. As cartas trazem, sobretudo, histórias de esperança, amor, tristeza, ingenuidade, curiosidades e anseios.
Mas, os principais pedidos das crianças continuam sendo os brinquedos. Não são selecionadas cartas com pedidos de cestas básicas ou qualquer produto alimentício e não é permitida a doação de alimentos.

Entrega dos presentes
Os presentes são entregues exclusivamente pelos Correios. No decorrer da Campanha, à medida em que os presentes são entregues nas agências são encaminhados para o fluxo postal para a entrega, pois a entrega dos presentes é feita pelos Correios, uma vez que para preservar a imagem e a identidade das crianças e suas famílias, a população e os padrinhos não podem ter acesso à identidade destes (conforme estabelecido pelo Ministério Público da União), não sendo permitido acompanhar a entrega dos presentes, assim como revelar o nome ou endereço das crianças que participam da campanha. A expectativa é que todos os presentes estejam entregues até o Natal.

História do projeto
A campanha Papai Noel dos Correios tem como principal objetivo responder às cartas das crianças que escrevem ao Papai Noel e, sempre que possível, atender aos pedidos de presentes daquelas que estão em situação de vulnerabilidade social. O projeto Papai Noel dos Correios nasceu de forma espontânea entre os próprios empregados dos Correios. Todo fim de ano havia crianças que mandavam cartinhas ao Papai Noel pelos Correios. Aquelas cartas, com sonhos infantis, sensibilizavam muito os empregados. Muitos deles se organizavam e adotavam aquelas cartinhas voluntariamente, por meio de ação solidária entre os próprios colegas. Com o passar do tempo, essa ação cresceu, se disseminou na empresa e tomou proporções que levaram os Correios a abraçarem a ação de forma oficial, institucional. O projeto tornou-se corporativo em 1997 e, hoje, é considerado uma das maiores ações de responsabilidade social do país. No início, os empregados mesmo se organizavam para adotar as cartas e, dentro de suas possibilidades, atendiam os mais diversos tipos de pedidos. Com o número de cartas, cresceu a diversificação de pedidos e, como a ação já estava bastante disseminada na sociedade, com isso, houve necessidade de criar diretrizes para o projeto justamente para que ele se consolidasse e fosse mantido. Hoje, ele funciona com o intuito especial de manter o espírito natalino.

Segundo o próprio site oficial dos Correios, o objetivo, além de promover a solidariedade nessa época especial do ano, é, também, em prol da educação. “Essa vinculação configura uma importante iniciativa de convergência da atuação dos Correios em prol da educação, sendo as crianças em situação de vulnerabilidade social as principais beneficiadas.

SÃO PAULO, SP, BRASIL,  14-11-2012, 15h30: Papai Noel dos Correios começa a receber cartinhas com pedidos de presentes para este natal. A Campanha Papai Noel dos Correios 2012 foi lançada oficialmente hoje (14), no prédio histórico dos Correios, na Avenida São João, Vale do Anhangabaú, em São Paulo. Em sua 23ª edição, a campanha tem como principal objetivo receber cartas enviadas ao Papai Noel, responder e, sempre que possível, atender aos pedidos.  (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

SÃO PAULO, SP, BRASIL, 14-11-2012, 15h30: Papai Noel dos Correios começa a receber cartinhas com pedidos de presentes para este natal. A Campanha Papai Noel dos Correios 2012 foi lançada oficialmente hoje (14), no prédio histórico dos Correios, na Avenida São João, Vale do Anhangabaú, em São Paulo. Em sua 23ª edição, a campanha tem como principal objetivo receber cartas enviadas ao Papai Noel, responder e, sempre que possível, atender aos pedidos.
(Foto: Marcelo Camargo/ABr)

Desenvolver a habilidade da redação de carta, de como endereçar, o uso do CEP (Código de Endereçamento Postal) e do selo postal são ações trabalhadas nas escolas, visto que um dos problemas recorrentes em anos anteriores era a impossibilidade de seleção/adoção da carta, em razão de endereços incorretos, ausentes ou ilegíveis. Trabalhar com as crianças o poder da comunicação por meio da redação de cartas ao Papai Noel significa estimulá-las a aprender, com o resgate do prazer em escrever.”