Candidatos a emprego têm a opção de fazer entrevista em casa

“Hoje, a tecnologia traz possibilidades de conseguir um emprego até no exterior sem sair de dentro de casa. Por isso, busque se aprimorar no mundo digital, para que possa usufruir de todos os recursos existentes, e o melhor, sem gastar quase nada”

Hoje em dia, é comum que algumas empresas optem por entrevistar os candidatos às vagas de emprego por meio de uma chamada de vídeo, utilizando o Skype, por exemplo, que chega a substituir as entrevistas presenciais. Mas, tão comum quanto isso, é o fato de muitas pessoas se sentirem intimidadas com essa proposta.
As pessoas estão acostumadas a utilizar esse tipo de recurso para conversar normalmente com os amigos, enquanto deixam o “ar profissional” para o local de trabalho. Misturar as duas coisas pode deixá-las um pouco desconfortáveis ou até mesmo desorientadas sobre o modo como devem agir.
Sabendo disso, o Coach Odair Camargo explica, com detalhes, sobre essa nova tecnologia que várias empresas estão aderindo, “Crise Nacional, este é o retrato atual do Brasil. O caos está instaurado, todos os setores estão em alerta total, o direito de ir e vir hoje não é mais respeitado. Perante essa greve nacional que assola o País, tudo se complica e, mais uma vez, os que se encontram desempregados acabam sofrendo mais ainda com todo esse cenário nacional. Mas, devido à tecnologia, muitos processos de seleção de pessoas ainda continuam ativos, sem sofrer com a greve dos caminhoneiros. Graças ao aplicativo ‘Skype’, as entrevistas de emprego seguem adiante sem qualquer prejuízo para os candidatos. Cada dia mais, as empresas estão optando pela entrevista via ‘Skype’.

Coach Odair Camargo
Consultor RH
Headhunter and Coaching

Sem qualquer custo, sem deslocamento de pessoas, sem gastar combustível, o candidato segue adiante na busca de uma recolocação. A entrevista via Skype, mesmo sendo uma entrevista virtual, acaba seguindo os mesmos passos de uma entrevista pessoal, porém, muitas pessoas ainda se sentem inseguras e desconfortáveis para uma entrevista virtual. Mas, é preciso que o candidato se adapte, pois, esse tipo de entrevista cresce dia a dia e é importante estar pronto para este novo segmento de seleção”, explica o especialista.
Todos sabemos que, infelizmente, não é tão fácil se preparar para uma entrevista online. Com isso, Odair aconselha por onde começar o preparo para esse tipo de situação: “Hoje, você tem a opção de fazer uma entrevista de emprego dentro da comodidade da sua casa, sem qualquer estresse. Mas, para isso, você deve se preparar começando com o ambiente onde você passará pela entrevista de emprego, mas isso é bem fácil, basta seguir algumas dicas:
Reserve um ambiente da sua casa, onde você não terá interrupções de familiares e nem de animais (jamais faça uma entrevista segurando seu animal de estimação);
Busque um ambiente tranquilo com o mínimo de ruídos possível;
Ajuste sua webcam do computador e teste previamente o microfone,
Tenha um endereço de e-mail compatível com o Skype;
Reserve um lugar da sua casa onde não tenha poluição visual, ou seja, com poucos móveis e objetos. Um lugar neutro;
Vista-se como se você fosse para uma entrevista formal. Não use bermuda, pois o entrevistador pode pedir que você se levante;
E sente-se com elegância em frente a webcam e tente ser o mais tranquilo e natural possível, isso ajuda a passar confiança.
A entrevista via Skype não tem segredo algum, basta que você seja você mesmo. Se você criar um personagem que não é, rapidamente, o entrevistador irá perceber e isso não contará como ponto positivo para a sua entrevista. O grande erro dos candidatos é tentar se passar por alguém que não é. Usando a sua sinceridade, você tem mais chances de conquistar seu futuro emprego”, aconselha Odair.
“Hoje, a tecnologia traz possibilidades de conseguir um emprego até no exterior sem sair de dentro de casa, por isso, busque se aprimorar no mundo digital, para que possa usufruir de todos os recursos existentes, e o melhor, sem gastar quase nada. Se uma grande parte dos desempregados usasse o mundo virtual para buscar emprego, com certeza, iria encurtar muito seu tempo na busca por uma nova recolocação. Pense bem, enquanto muitos candidatos estão se espremendo em ônibus apertado, gastando tempo e dinheiro pra buscar emprego, você pode estar confortavelmente na sua casa, buscando emprego, fazendo entrevistas de emprego, sem gastar absolutamente nada. Saia na frente e busque se aprimorar”, finaliza.