Cantar louvores!

Assim diz o provérbio: “Quem canta seus males espanta”. Cantar é saudável e terapêutico. Embala nosso corpo, coração, pensamentos e a alma. Mas nem sempre nos damos conta “do que” estamos cantando. Às vezes, jovens cantam uma música estrangeira e nem sabem o que diz a letra. Por vezes, o ritmo é dançante, mas a letra está longe de ser algo que lembra os bons costumes e especialmente o que Deus quer pra nós.

Contudo, a musicalidade, cânticos, melodias, sempre estiveram presentes na história do povo de Deus. Os Salmos, por exemplo, boa parte deles pode ser classificada como cânticos e hinos. Os seus diferentes autores louvavam a Deus por meio deles. É o que nos diz o versículo acima. Nos Salmos, em suas letras, refletiam e agradeciam por uma ou muitas bênçãos que haviam recebido da mão Divina.

Razões para cantar nós também temos de sobra. Deus continua sendo merecedor de nossos louvores e da gratidão. Se olharmos para trás ou ao nosso redor, veremos inúmeras razões para louvar. Por exemplo, vida, sustento, família, amigos, corpo, Sua Palavra, Seu Amor incondicional, seu Perdão e Salvação. Inclusive, hoje, já se quebraram muitos tabus e foram incluídos nos louvores vários tipos de instrumentos. Mas, o que realmente deve alegrar a Deus é quando o louvor sai de um coração realmente sincero, arrependido, crente, alegre e esperançoso.

Jesus Cristo e Sua obra em favor do mundo já resultaram e são tema de várias canções e louvores. A vitória de Jesus sobre a morte e a promessa da vida eterna aos que Nele confiam é motivo suficiente para que a nossa boca cante, louve e agradeça a Deus. De fato, Cristo continua sendo Aquele que quer ouvir os Seus filhos de Deus cantando. Contudo, existem letras de músicas que não deveriam estar na boca e pensamento dos cristãos, pois nos afastam dEle. O conteúdo não é edificante.

O povo de Israel sempre louvou a Deus, basta lermos os Salmos e outras passagens bíblicas que veremos. Eles sempre citam bênçãos, livramentos, esperança, etc… O Samaritano, quando foi curado, voltou a Cristo louvando (Lc 17.15). Simeão, quando pegou o Menino Jesus nos braços, louvou a Deus (Lc 2.25ss); ele, que esperava a redenção, agora podia descansar em paz. O cântico de Maria, ao receber a notícia de que estava grávida e dela nasceria o Salvador (Lc 1.46 em diante), se colocando debaixo da vontade de Deus, e por tê-la escolhido, mesmo sendo uma humilde serva. O cântico de Moisés e Miriã (Ex 15), pela libertação do Egito.

Pela fé em Jesus, podemos louvar a Deus de forma digna, escolhendo hinos e louvores que lhe serão agradáveis, assim como diz o Salmo 19.14 – “Que as Minhas palavras e os Meus pensamentos sejam agradáveis a Ti, ó Senhor Deus, minha rocha e meu defensor”.

E você, por quais motivos louva ao Senhor?!
Oração: Amado Senhor Jesus, recebe os meus louvores, nos quais expresso gratidão por todas as Tuas bênçãos. Reconheço as inúmeras razões que me levam a cantar a Ti, dentre as mais importantes a entrega por mim na cruz. Amém!

 

Pastor Elton Rost
Congregação Evangélica Luterana Paz
Rua José Morelli, 193
Bela Vista IV
Cosmópolis, SP