Cantar traz benefícios à saúde das pessoas idosas

Nos dias de hoje, muitos idosos estão ficando cada vez mais interessados em se envolverem com a música, não apenas por interesses pessoais, mas, também, pela conscientização que a música traz muitos benefícios à saúde.
Segundo o professor de música Rafael Beling, os benefícios de cantar na terceira idade têm ligação justamente com o funcionamento psíquico. “Quando os idosos participam de um coral, por exemplo, no qual as vozes são divididas, as pessoas desenvolvem auto-estima, atenção, memória e também a socialização entre as pessoas”.
E por requerer alguns fatores, os idosos que cantam, tanto em corais ou em grupos de canto, têm menores chances de desenvolverem doenças como Alzheimer. “Existem estudos que comprovam que os idosos que cantam chegam a ter 40% menos de chance de desenvolverem uma doença. O fato de estar cantando, colocar a memória para funcionar, atenção, traz uma saúde mental muito melhor para uma pessoa da terceira idade”.
Além disso, trabalhos no meio artístico, não só a música, mas também artes e danças ajudam a aliviar o estresse do cotidiano e a solidão. “Eu percebo que meus alunos de canto da terceira idade, no momento que vão cantar, têm uma postura diferente. Eles se libertam, ficam mais concentrados, se esquecem dos problemas com filhos, a solidão, e isso é muito positivo”.
Beling afirma que a música faz com que os idosos se sintam mais valorizados, ou seja, eles se sentem pertencentes a um grupo, importantes e também acolhidos. “Quando você trabalha em um grupo de idosos, você sente que está ligando pessoas. Geralmente são pessoas que já passaram por muitas perdas na vida. Elas precisam sentir que ali, no coral ou grupo de canto, elas são acolhidas e que cada uma delas tem seu valor. No canto em grupo, você descobre que não está sozinho!”
Ao sentirem sendo acolhidas no canto, a expectativa é que haja um aumento da qualidade de vida, mas, praticar exercícios e ter uma boa alimentação também são fundamentais. “Colocando em pauta a saúde psíquica, física e socialização, não há dúvidas que a música apenas beneficia a qualidade de vida”.
O professor também explica que o coral, geralmente, é feito por interpretações e o canto é mais flexível, tendo um pouco mais de repertório livre. No canto individual atuam apenas aluno e professor. Já no canto coletivo, temos a participação de mais pessoas e isso dá abertura para mais possibilidades.”

Rafael Beling
Mestre em música
Professor de música
Regente de coral da RMC
E-mail:rafaelbeling@gmailcom

Beling afirma que, para a terceira idade, o grupo de canto é mais funcional, pois, os idosos, geralmente, querem recordar algumas músicas que cantavam quando jovens. “Diferente do canto coral – que, às vezes, é cheio de regras e normas de interpretação –, um grupo de canto pode explorar outros aspectos como, por exemplo, o resgate cultural de músicas que foram importantes, a socialização e o reconhecimento de estar em um grupo que compartilha valores semelhantes”.
Com a idade avançada, muitos idosos acabam tendo suas vozes um pouco mais desgastadas e, por isso, é necessário que busquem sempre ajuda de um profissional da música para cantar. “O professor de música é como se fosse um ‘personaltrainer’ da voz. É necessário que busquem profissionais para tentar trazer mais qualidade e saúde vocal com técnicas vocais”.
Para finalizar, Beling ressalta que a idade não é desculpa para não cantar, mas devem sempre procurar um profissional para conduzir musicalmente para que o uso da voz seja feito de forma correta e efetiva.
Serviço:
O professor Rafael leciona na Rede Pública de Cosmópolis e também dá aulas de canto para o Coral Só Louvor, de Artur Nogueira.
As pessoas interessadas estão convidadas para se juntarem ao coral.
Coral Só Louvor
Sábados: 15h às 16h30
Domingos: 18h às 19h30
Local: Igreja Adventista
Rua 24 de Outubro, 950 – Centro
Artur Nogueira
Telefone: (19) 99731-3747