Capela de Santa Bárbara

Local traz dentro de si uma linda história, que conta um pouco da própria história de Cosmópolis

À beira de uma estrada rural, uma linda e bucólica capela chama a atenção de quem está passando. Parece solitária, mas dentro dela existe muita vida pulsando. A Capela de Santa Bárbara traz dentro de si uma linda história, que conta um pouco da própria história de Cosmópolis.
Os irmãos Daniel Janotto e Fioravante Janotto, casados respectivamente com as Irmãs Olívia Germani Janotto e Santa Germano Janotto, descendentes de Italianos, compraram lotes de terra em Cosmópolis na década de 1950.
Produziam, em suas terras, arroz, feijão, milho e algodão. O arroz e o feijão eram para subsistência; o milho era a matéria-prima do fubá, que alimentava os animais; e, por fim, o algodão colhido era produto de venda. Nos dois primeiros anos, as fortes chuvas de pedra dizimaram as plantações.
Como a família era muito numerosa (o casal Daniel e Olívia teve 16 filhos e o Fioravante e a Santa tiveram oito!), passou por grande dificuldade para se sustentar diante de tanta perda. Como os dois irmãos eram muito religiosos, decidiram fazer uma promessa com a intercessão de Santa Bárbara, que é a padroeira católica protetora contra raios, relâmpagos e tempestades. Caso as tempestades cessassem, eles ergueriam uma capela em sua homenagem.
E foi o que aconteceu! As chuvas de pedra e raios pararam, permitindo novas plantações e, consequentemente, novas colheitas, garantindo o sustento da família. Então, tanto para cumprir a promessa, como por gratidão, os irmãos, com a ajuda de seus filhos, em quatro meses, construíram a capela de Santa Bárbara em 1954.
Dessa maneira, com alimento abundante, os filhos foram crescendo, casando e formando uma comunidade familiar ao redor da Capela. É importante explicar que a vida de toda a família se dava em torno dela.
A capela se tornou um local para fé, oração e lazer aos fins de semana, momento em que a família toda se reunia. Uma vez por mês era celebrada uma missa e todas as quartas se encontravam para rezar o terço. Lá também eram celebrados batismos e primeiras eucaristias. Ao lado da capela, possuíam um local de lazer, com campo de bocha, local para churrasco e jogos.
Em dezembro, no mês de celebração de Santa Bárbara, realizavam procissões e grandes festas, que sempre eram abundantes, típicas de uma família italiana, com muita comida e aberta para toda a comunidade. As carnes assadas (leitoa, frango, churrasco), cerveja, quentão eram produzidas pela própria família Janotti e o dinheiro arrecadado durante a festa era totalmente revertido para a manutenção do local.
É importante salientar que outro ponto de interesse turístico de Cosmópolis, a nascente do Pinicão, era parte das terras da família Janotti. Na época, como não existia água encanada, o local chamado por eles por Bica, era utilizado para as crianças (que estudavam na Escola do Bairro Carandina) e os homens se banhar. As mulheres também desciam no local para lavar roupas. Muitas vezes, as mulheres eram interrompidas em sua tarefa para que os homens pudessem tomar banho. Depois, retornavam.
Conforme o tempo foi passando, os filhos foram crescendo e criando suas próprias famílias, muitas vezes em cidades próximas. Na década de 70, as terras da família Janotti foram vendidas. Apenas a Capela de Santa Bárbara permaneceu; as missas continuaram e a manutenção do local era feita por algum dos filhos.
Atualmente, a Capela de Santa Bárbara é mantida por Arlindo Janotti (Filho de Daniel Janotti), sua esposa Benedicta Janotti e seus filhos; Hélio Janotti (Filho de Daniel Janotti); e Waldir Janotti (Neto de Daniel Janotti).
Após dois anos com as atividades suspensas por conta da pandemia, as missas retornarão nesse domingo e passarão a ser realizadas em todos os primeiros domingos do mês às 11h30.
Essa capela é muito importante para o Turismo. Ela atrai ciclistas, praticantes de trekking e hiking que gostam de parar, fotografar e apreciar a beleza dela e do que está ao redor. Além disso, possui todo esse contexto histórico e está totalmente ligada a outros pontos importantes, como a nascente do Pinicão, local de grande beleza natural que tem atraído muitos visitantes.
Gostaria de agradecer imensamente à Família Janotti, que carinhosamente abriu sua vida e sua casa para nós do Turismo, permitindo, dessa maneira, que contássemos essa história, para que não se perdesse com o tempo.

Texto: Letícia Atmann Frungilo
Fotos: Sílvio Alves
Facebook: turismocosmopolis