Capelania Evangélica Hospitalar: um refúgio espiritual em momentos difíceis

Inscrições para curso estão abertas até o fim de março

A Capelania Evangélica Hospitalar desempenha um papel fundamental dentro de uma comunidade, estando sempre disposta a ajudar o próximo espiritualmente, conforme os mandamentos. Para os capelães, os desafios diários são intensos, pois enfrentam a luta espiritual. Nesse sentido, todos os voluntários precisam estar preparados para as diversas situações encontradas no dia a dia, confiando na proteção Divina que capacita a todos. “Por ser um trabalho totalmente espiritual, os desafios são a luta contra o poder do mal e, para tanto, todos os voluntários precisam estar preparados para as diversas situações encontradas no dia a dia. Esta proteção Divina é o que capacita todos”, explica o presidente da Capelania em Cosmópolis, Cloudeslei José Perucci.

O equilíbrio entre as demandas espirituais e emocionais das pessoas atendidas é uma tarefa delicada, mas cada voluntário tem sua forma de administrar essas demandas, seja espiritual ou emocional, encontrando esse equilíbrio através da Bíblia.

De acordo com Perucci, para ser um capelão, é essencial possuir amor ao próximo e um amplo conhecimento bíblico, fundamentais para desempenhar o trabalho com excelência. A importância da Capelania em ambientes como hospitais é imensurável, pois leva aos pacientes, familiares, colaboradores, visitantes e outros uma mensagem de conforto espiritual, proporcionando um apoio fundamental em momentos difíceis. “É muito importante que o capelão consiga ter empatia e amor ao próximo, além dos conhecimentos bíblicos para conseguir executar sua função com todo o amor”, conta.

Um dos aspectos mais gratificantes do trabalho de Capelania é entender a mensagem deixada por Jesus Cristo sobre o mandamento do amor ao próximo, efetivando o plano da salvação e levando esperança e conforto a todos que necessitam. “Para mim, poder passar a mensagem deixada por Jesus é um privilégio, fico muito feliz de estar nesta jornada”, conclui.

Como participar?

Será ministrado um curso para capelania hospitalar. Os interessados a fazer parte deste projeto podem entrar em contato até o fim deste mês de Março com Perucci para fazer a inscrição. O contato deve ser feito através do telefone ou WhatsApp (19) 97159-8441. “É muito importante que os voluntários façam o curso. Desta forma, conseguirão lidar com as diversas situações dentro da capelania”, conclui Perucci.