Capítulo de Cosmópolis da Ordem DeMolay tem nova posse

No último sábado, 09/02/2019, o Capítulo Cosmópolis da Ordem DeMolay realizou reunião aberta para a posse dos oficiais, que farão a gestão do Capítulo pelos próximos seis meses. São eles: Luigi Giovani Ferreira Regacini, Bruno Lasta, Guilherme Janotti, Fernando Borges, Rafael Steiger, Murilo Moura, João Victor de Oliveira, Henrique Terg, Gustavo Ferreira e Caio Willian.
“A Ordem DeMolay tem por simbolismo sete luzes que iluminam nossos caminhos conforme passamos pela estrada da vida, simboliza tudo que é bom e correto, e que juramos ser base para nossa vida: AMOR FILIAL, REVERÊNCIA PELAS COISA SAGRADAS, CORTESIA, COMPANHEIRISMO, FIDELIDADE, PUREZA, PATRIOTISMO”, afirmam os oficiais.

Ordem DeMolay foi
criada em 1919
A Ordem DeMolay foi criada no ano de 1919, fruto da interação entre um homem e um jovem rapaz que se conheceram em um momento de adversidade. Parece que estes momentos trazem o florescer dos grandes acontecimentos.
Em janeiro de 1919, Frank Sherman Land recebeu uma ligação de um amigo pedindo que recebesse, como pupilo, um jovem órfão de pai que precisava de um emprego de meio expediente e alguma orientação. O moço em questão chamava-se Louis Gordon Lower, tinha 17 anos e ajudava a mãe a manter a família.
A experiência de interação entre os dois foi excelente. Tanto que Land deu a ideia de juntar mais jovens convidados por Lower para reunirem-se como um clube. O jovem pupilo atendeu ao chamado, levando mais oito jovens: Ralph Sewell, Elmer Dorsey, Edmund Marshall, Jerome Jacobson, William Steinhilber, Ivan Bentley, Gorman McBride, and Clyde Stream. Ao receber estes jovens, aquele homem, que não era tão mais velho que os meninos, sugeriu a criação de uma fraternidade na qual eles pudessem se reunir e realizar atividades saudáveis.
O passo seguinte foi escolher um nome para este clube. Vários nomes foram citados até que o nome e a História de Jacques DeMolay, cavaleiro francês da Idade Média que exemplificou a fidelidade e lealdade com o seu comportamento de preservar seus amigos da morte certa oferecendo a sua.
Assim, a nova fraternidade passou a denominar-se DeMolay (adotara-se 18 de março para coincidir o dia da fundação com o dia em que DeMolay foi executado). O que veio depois foi o crescimento que se estendeu até os mais longínquos lugares da Terra.
A Ordem DeMolay está presente no Brasil com cerca de 30 mil membros filiados ao Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil, órgão responsável pela administração no país.