Carioca com carro ‘dublê’ tenta dar fuga da PM

Um homem foi preso e outro detido na noite de sexta-feira (11), quando tentou ‘dar fuga’ de uma abordagem da Polícia Militar (PM).

Uma viatura da 3ª Cia estava realizando uma operação na entrada da cidade, ao lado do Ginásio Municipal. A ‘Operação Visibilidade’ tem como um dos objetivos abordar e verificar a documentação e a situação legal de veículos e motoristas.

Em determinado momento, um veículo, prata, foi avistado adentrando a cidade. O motorista, ao perceber a presença dos Policiais, retornou para a Rodovia Professor Zeferino Vaz e empreendeu fuga, em alta velocidade.

Ele entrou na pista e seguiu sentido Paulínia. Dentro do carro, além do motorista, estava um passageiro.

Diante da situação suspeita, os Policiais iniciaram um acompanhamento para que o motorista fosse detido. Outras duas viaturas, que estavam patrulhando a cidade, foram apoiar a abordagem.

Quando o veículo se aproximava da praça de pedágio, no quilômetro 135 da rodovia, ele foi parado.

O motorista do carro, morador da cidade do Rio de Janeiro, disse aos Policiais que fugiu do local da operação para não ser abordado porque estava com o documento do carro atrasado.

Porém, ele e o outro ocupante do carro, um ajudante de motorista, morador de Paulínia, estavam muito nervosos. Isso chamou a atenção dos policiais, que decidiram verificar mais atentamente o veículo. O carro, um Fiat Gran Siena, prata, 2017, estava com placas da cidade do Rio de Janeiro.

Durante a revista detalhada, os Policiais perceberam que o carro se tratava de um veículo dublê. Os números do chassi gravados nos vidros estavam raspados. A placa do carro estava com o lacre violado e as etiquetas de identificação, espalhadas pelo carro, estavam rasuradas.

Os policiais insistiram na tentativa de encontrar a identificação correta do carro e conseguiram. Uma etiqueta, colada debaixo do carpete, no banco traseiro, não havia sido rasurada. Através dela, os policiais conseguiram encontrar a real identificação do carro.

O veículo abordado se tratava de produto de roubo, ocorrido na cidade de Belford Roxo, estado do Rio de Janeiro, no começo do ano.

Quando o motorista percebeu que a história não colou e que a ‘casa’ tinha caído, ele confessou a origem do carro aos Policiais. Segundo sua versão, ele conheceu uma pessoa na internet que ofereceu o carro a ele.

Ele comprou o carro pelo valor de R$ 5 mil no Rio de Janeiro.

O homem foi preso e levado para o Plantão Policial, da Delegacia de Cosmópolis. O passageiro do carro também foi detido.

Na Delegacia, a Autoridade Policial foi informada sobre a ocorrência.

O Delegado determinou o indiciamento do Carioca pelo crime de receptação. O passageiro do veículo, morador de Paulínia, foi liberado.

O carro foi apreendido e passará por exames periciais. Exames metalográficos vão auxiliar na identificação do número do chassi.

O dono do carro vai ser informado sobre a localização do veículo, que foi levado para o pátio local.

B.O. 1724/2018