Carnaval: cuidado com os pés deve ser antes e depois do período de festas

Uso de calçados macios e confortáveis é muito importante. E nada de estrear calçados novos

Sabemos que são nossos pés que sustentam todo nosso corpo e o quanto eles são importantes.
Com a chegada do carnaval, para evitar problemas, é preciso preparar os pés antes da folia e dar uma atenção especial a eles depois.
Não é aconselhável cortar as unhas muito curtas. É importante evitar a retirada totalmente das cutículas.
O Ideal é preparar os pés e unhas antes para ter o corte correto das unhas, evitando, assim, problemas de encravar e até mesmo dores durante as festas.
Além disso, não se deve esfoliar demais a sola dos pés. “Essas são proteções naturais do corpo que impedem a sensibilização, a formação de infecções por bactérias, calos, frieiras e, principalmente, o aparecimento de bolhas. O uso de calçados macios e confortáveis é muito importante.
E nada de estrear calçados novos no Carnaval. Evite calçados que pressionam demais as pontas dos dedos, pois, eles podem causar descolamentos nas lâminas (unhas), causando danos maiores, como fungos e micoses.
Dê preferência a calçados fechados, eles vão proteger os seus pés.
Mas, também sabemos que têm mulheres que não abrem mão dos saltos altos. Geralmente, é recomendado que utilizem saltos mais grossos e que propiciem maior firmeza.
Depois das festas, faça um escalda-pés com água quente para relaxar e uma massagem com hidrante à base de mentol nos pés e nas pernas. Vale também pingar na água algumas gotas de óleo essencial de melaleuca, que tem ação antifúngica, ou óleo essencial de lavanda, que é relaxante, ou até mesmo sal grosso, que irá ajudar na circulação.

Claudia Ribeiro
Técnica em Podologia
Rua José Moraes, 240
Tel.: (19) 99440 2776