Carreta da Mamografia faz exames gratuitos até o dia 18

Até o dia 18 de janeiro, mulheres acima de 35 anos poderão fazer o exame de mamografia gratuitamente em Cosmópolis. “A Carreta da Mamografia, do programa Mulheres de Peito do Governo do Estado, chegou no dia 2 para instalação e testes e começou o atendimento no dia 4”, informa a vereadora Cristiane Paes (PT), autora das proposituras que solicitaram a vinda do veículo à cidade no dia 10 de janeiro do ano passado.
A carreta está estacionada no pátio da Secretaria de Cultura (antigo Grêmio), no fim da Rua Santa Gertrudes, esquina com a Avenida Centenário Dr. Paulo de Almeida Nogueira. “Escolhemos este local pela estrutura e por ser bem perto da rodoviária. Assim, facilitamos o acesso para quem vem de ônibus”, explica a vereadora.
No total, são distribuídas 50 senhas por dia – respeitando a ordem de chegada -, e os exames são realizados no mesmo dia, entre 9 e 18 horas. Aos sábados, são distribuídas 25 senhas e o atendimento ocorre das 9 às 13 horas. No local, as equipes da própria carreta, da Secretaria de Saúde e também da Cultura organizam e prestam mais informações à população.
As mulheres que realizarem os exames poderão retirar o resultado na Secretaria de Saúde a partir do dia 25 de janeiro. “Vale lembrar que, nos dias 19 e 20, a Carreta da Mamografia continua em Cosmópolis. Estes dias são reservados para exames complementares de casos que aparentem alguma alteração”, explica a vereadora.
“Atualmente, Cosmópolis consegue realizar 100 mamografias por mês. No entanto, há mulheres que esperam há dois anos pelo exame. Com a Carreta e a força-tarefa do prefeito José Pivatto e do secretário de Saúde, Silvio Luiz Baccarin, temos certeza que será possível zerar esses pedidos e manter os exames em dia. Estamos felizes por esta conquista”, comemora a vereadora Cristiane Paes.
Além das equipes da Secretaria de Saúde, Cristiane Paes ressalta a importância da participação das equipes de Cultura e Educação, da secretária Vera Borelli, e das equipes do secretário de Obras, Mauro Pereira. “Foram eles que atenderam exigência por exigência, desde fevereiro do ano passado, para que a Carreta da Mamografia esteja em Cosmópolis hoje”, conclui a vereadora, que durante todo o ano acompanhou as etapas de adequação à aprovação do local.

DOCUMENTOS
PARA O EXAME
Para o atendimento, mulheres entre 35 e 49 anos devem estar munidas de pedido médico, cartão SUS e RG. Já as mulheres acima de 50 anos, precisam apresentar apenas o RG e o Cartão SUS.