Carros brancos lideram vendas em estacionamento da cidade

Chegou ao fim a preferência somente por carros de cor prata. Por anos, houve muito preconceito contra os carros brancos, e diversas concessionárias e estacionamentos concediam descontos para os carros de cores sólidas, como o branco, o preto e o vermelho. Porém, de um ano para cá, grande parte dos compradores prefere os carros brancos aos metálicos de sempre.

André Cavagnini, proprietário do estacionamento multimarcas André Cavagnini Veículos, está no mercado desde 2007 e indica quais cores de carros são as mais vendidas por ele, em ordem de importância. “O carro chefe de venda é o de cor branca; em seguida, vêm as cores prata, preta, cinza e vermelha, que são as principais de produção”, informa.

A respeito dos carros brancos, o especialista nos conta que houve aumento na venda de carros brancos em 2013. “Desse ano para cá, o branco é o mais vendido. O início de 2014 foi o auge de vendas de carros desta cor, tanto que, nessa época, o carro branco chegou a custar mais que o metálico, sempre o mais preferido. Por exemplo, em 2014, um carro branco custava R$ 52 mil; o mesmo modelo, porém, de cor prata, custava R$ 50 mil. Esse aumento de preço aconteceu, principalmente, porque houve falta do carro branco, onde entra a questão de oferta e procura”, explica André.

“Hoje, o preço e a produção dessa cor se normalizaram. O preço do carro branco é um pouco menor que o preço do metálico, assim como ocorria antigamente”, acrescenta o especialista. “Esse auge se deve, em minha opinião, porque os carros de luxo lançaram essa tendência em modelos como BMW, Audi, Volvo. Portanto, clientes que procuram carros populares, mais acessíveis para nós brasileiros, adotaram essa moda”, observa.

Contudo, ele nos afirma que, até hoje, os carros de cores sólidas são mais baratos que os metálicos. “A regra costuma ser: cores sólidas são as mais baratas, as quais consideramos branca, preta, vermelha e outras cores de fabricação própria; em seguida, vêm os carros de cor metálica, que é a prata, com um preço mais alto; e, por fim, as cores perolizadas, que custam mais que os metálicos”, informa André.

Ele nos explica que a cor perolizada é mais cara por causa do tipo da pintura. “O tipo de tinta utilizada e a forma com que é feita a pigmentação, são mais complicadas e, por isso, o valor aumenta. Até a manutenção desse carro é mais cara. Se houver uma batida ou pegar de raspão, por exemplo, fica mais difícil de o funileiro chegar à cor exata. A vantagem dele é apenas pela questão da beleza”, afirma.
André também nos informa que as únicas cores em que existe desvantagem são as escuro-sólidas. “O preto sólido e o azul sólido, por exemplo, riscam muito facilmente, e ficam mais difíceis de cuidar porque, muitas vezes, o risco não sai. Exceto isso, não existe outra desvantagem nessas cores”, adverte. Ele também acrescenta que, se a pessoa quer comprar um carro preto e não quer se preocupar com riscos, pode adquirir um de cor preta metálica.

A respeito dos motivos que levam as pessoas a comprarem determinadas cores de carros, André afirma que o primeiro motivo é pelo gosto pessoal. “Acontece também de o cliente gostar muito de uma determinada cor de carro, mas já ter tido outros carros desta mesma cor. Então, ele prefere mudar, ter um carro de cor diferente”, explica.

O segundo motivo é a tendência. “No caso dos carros brancos, antigamente, ninguém queria essa cor, porque os carros brancos não eram bonitos esteticamente. Ainda hoje, há carros brancos que não são bonitos. Porém, a cor branca está sendo usada de outra forma atual, combinando com os detalhes do carro, por exemplo. Outros acessórios também influenciam na aparência, como as rodas, que deixam o carro mais apresentável”, conta André.

Apesar disso, André explica que nem sempre o cliente compra o carro que inicialmente tinha em mente. “Se o cliente está procurando um carro prata, por exemplo, e eu tenho um do mesmo modelo no estoque, de preço bom, porém, preto, ele acaba levando. O preço influencia bastante na escolha. Mas, sempre existem aqueles clientes que vêm querendo comprar uma cor determinada de veículo, e o leva mesmo se o preço for maior”, afirma.

Quanto ao público que mais procura determinadas cores de carro, André aponta que não há muita diferença entre o sexo feminino ou masculino. “Porém, como antigamente a compra do carro branco era vista com maus olhos e era considerado um carro que desvalorizava muito facilmente, o senhor mais velho ainda tem esse bloqueio”, finaliza.

Modelo Punto

Modelo Punto

Modelo Aircross

Modelo Aircross

 

André Cavagnini é proprietário do estacionamento André Cavagnini Veículos

André Cavagnini é proprietário do estacionamento André Cavagnini Veículos