Numa época de crise, com fechamento de comércios e aumento no número de desempregados, o cartão de crédito é visto por muitos como um item negativo e que aumenta as chances de endividamento. Entretanto, quando usado de forma consciente, o “dinheiro de plástico” pode ser um forte aliado aos consumidores do país.
Além de ser um objeto muito mais seguro do que as cédulas, os cartões de crédito trazem muitos bônus aos usuários como, por exemplo, pontos acumulativos para serem trocados por prêmios, milhas e até mesmo a comodidade, já que é muito mais prático fazer o pagamento de suas compras com um único cartão do que com várias cédulas e moedas.
Segundo estudos publicados recentemente, os endividamentos ocasionados por cartões de crédito acontecem por falta de consciência do proprietário, que acaba utilizando o dinheiro de plástico sem um planejamento prévio.
Desta forma, para evitar acúmulos de contas a pagar, o consumidor deve, primeiramente, fazer um planejamento financeiro para saber quanto pode gastar com o cartão, levando em consideração que esta quantia não ultrapasse 50% da receita. Outro item bastante importante para quem deseja usar o cartão de crédito sem ter problemas é não andar com o mesmo sem necessidade, pois, as pessoas mais suscetíveis aos gastos desnecessários o fazem quando têm oportunidades que, neste caso, são a praticidade que o dinheiro de plástico oferece.
Para aqueles que ainda não têm mas desejam aderir às praticidades do uso do cartão de crédito, vale ressaltar a importância de analisar os custos com o serviço como, por exemplo, a anuidade que pode até ser isenta em alguns casos.