Oscar e Mirian possuem grande variedade de plantas e animais no quintal da casa
Para os que já moraram na zona rural, principalmente os mais velhos, a adaptação ao ambiente urbano pode ser difícil. Os antigos hábitos e o convívio com a natureza fazem muita falta na vida dessas pessoas.
Desde 1969, Oscar Pasche, aposentado de 77 anos e Mirian Bentlin Pasche, dona de casa de 71 anos, possuem uma casa repleta de diferentes tipos de plantas e animais. O que chama atenção é a grande quantidade de pássaros que voam até a casa para se alimentar. Seu Oscar reclama do barulho do trânsito, que acaba afastando as aves do local.
O aposentado diz que o número de rolinhas que comem na casa pode chegar a 200. Além das rolinhas, no inverno, a casa recebe uma grande quantidade de pássaros chamados ‘Garibaldi’, que além de contribuírem com a beleza natural do local, cantam o dia todo. Uma conhecida da cidade costumava visitar constantemente a casa: a Arara Alice, que comia amendoins dados por Seu Oscar. A atividade de alimentar os pássaros é realizada pelos dois há cerca de 2 anos, duas vezes por dia, às 6h e às 17h, gastando cerca de R$200,00 por mês em aproximadamente 3 sacos de 25 kg de quirela. Além dos pássaros, o casal cuida de algumas tartarugas, uma cachorra de grande porte e vários peixes (carpas) num belo lago na parte da frente da casa.
Também existe uma grande variedade de plantas na casa, servindo como destaque as lindas orquídeas que ocupam o quintal; são mais de 400 espécies. Muitas das plantas cultivadas por Oscar e Mirian dão frutos, como: Lichia, Gabiroba, Manga, Goiaba Branca e Goiaba Vermelha, Caqui, Pitanga e Jabuticaba. Inclusive, a grande quantidade de frutas atrai ainda mais pássaros para o quintal, como as maritacas.
Seu Oscar reclama da maldade do homem em maltratar os bichos. Para ele, isso deveria ter uma punição mais grave. Todas as atividades realizadas pelo casal não têm fins lucrativos, os dois apenas buscam viver em harmonia com a natureza, respeitando sempre os animais, servindo de exemplo para as novas gerações.